Conecte-se conosco

Reviews

Review – Knight Swap 2

Publicado

em

Knight Swap 2 Review Capa 1 1

Toda escola tinha aquela sala onde funcionava como um clube de xadrez, cheio de nerds. Seja nos intervalos ou depois do horário, você podia ir lá aprender a jogar ou treinar com o pessoal. Eu era um desses e Knight Swap 2 caiu na minha frente como uma forma de testar todos meus conhecimentos no esporte.

Mesmo se você já jogou o primeiro título da série, este adiciona mais 50 puzzles originais para ver se o seu raciocínio está funcionando e traz algumas novidades para implementar a experiência. A Qubyte Interactive, em parceria com a Minomol Games, trouxeram o desafio definitivo para aqueles que querem colocar suas habilidades à prova.

Se mova como um cavalo

Knight Swap 2 tem uma proposta muito simples, mas que te dará muita dor de cabeça. Você terá de mover as duas peças do cavalo de xadrez para o lugar onde a outra estava originalmente. Ou seja, você as moverá exatamente como no jogo de tabuleiro para chegar ao seu objetivo.

Parece fácil, mas é aí que entra o trabalhão que você terá. Claro, para quem não está acostumado com a doideira que é mover essa peça em específico. O campo para troca te dá várias limitações e mesmo perdendo uns minutos, você poderá ter de recomeçar tudo por ter levado o cavalo para um loop sem saída.

Imagem do review de Knight Swap 2
Às vezes você não verá que tem para onde ir.

Além disso, os estágios ajudam a te dar ainda mais trabalho. Alguns pisos se desfazem assim que você pisa uma vez neles. Outros te teleportam para outro lugar totalmente distante de onde pretendia ir inicialmente. Também há efeitos gravitacionais que te jogam para abaixo do tabuleiro, deixando tudo ainda mais confuso. Devo admitir aqui que o teletransporte foi meu ponto fraco por um tempo, me deixando irritado até pegar o jeito.

Se você é iniciante e tem medo de pegar, pode ficar tranquilo. Todas as técnicas e funções são explicadas antes de serem utilizadas para valer. Todo o conhecimento prévio que deve ter é de como mover a peça, de resto o jogo demonstra ter uma ótima curva de dificuldade.

Imagem do review de Knight Swap 2
As mecânicas mudam a cada estágio.

Em meio a isso, recomendo que utilize o touchpad do Switch para jogar. Além de ser bem mais simples, é extremamente funcional e ajudará bastante a ter a mesma sensação de que está realmente movendo a peça de xadrez como num jogo real. Basta tocar nela uma vez e tocar onde quer que vá e o título fará o resto.

Knight Swap 2 em cheque-mate?

Para o bem ou para o mal, o game repete um ciclo na parte inicial que incomoda um pouco. Um estágio explicativo, dois leves para você pegar no embalo e um terceiro que te trará o verdadeiro desafio e pulará para a próxima mecânica. Após o décimo eles começam a misturar dois elementos dela diferentes e posteriormente já exercitam melhor com mais liberdade.

Knight Swap 2 também conta com opções de personalizar a cor do tabuleiro e de retirar os marcadores de movimentação. Porém, apesar da limitação da proposta que define o título, poderiam ter inserido outros elementos como estilo da peça, opção de girar o tabuleiro para observar sob outras perspectivas, entre outros.

Imagem do review de Knight Swap 2
Tabuleiro é personalizável em várias cores.

Isso não atrapalha de forma alguma a experiência, mas teria sido mais agradável com toda a certeza. O que realmente se tornou uma pedra no sapato é a música-tema que toca em toda fase. No quarto para o quinto desafio eu já estava deixando o som no mudo e colocando minha playlist pessoal por cima. Ninguém merece a mesma música de elevador em 100% do tempo.

Apesar disso, você pode jogar sem problemas algum e ter um excelente desafio em mãos. Além de todos esses fatores, é um jogo nacional e merece o nosso prestígio por atingir mais uma vez com seus vários puzzles e inteligentes propostas. Se questione se está pronto para subir ao topo e zerar todos os quebra-cabeças e parta para o início.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Ótimo quebra-cabeça baseado em xadrez
  • Grande quantidade de desafios
  • Mecânicas diferentes dão o charme para o jogo

Contras

  • Podia ter mais opções de personalização
  • Música-tema nos estágios é insuportável em repetição
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x