Conecte-se conosco

Reviews

Review – Kombinera

Publicado

em

Kombinera bg

Kombinera te leva para um lindo universo geométrico onde um rei destronado precisa ser salvo da Kave of Kaos, um lugar aparentemente relaxante, mas que na verdade, é extremamente hostil e fará seus neurônios queimarem para resolver os diversos quebra-cabeças até encontrar uma saída.

Comemorando seus 50 anos, a Atari, em parceria com os desenvolvedores da Graphite Lab e Joystick, apareceu e não veio de mãos vazias. Sim, a empresa nos presenteia com um jogo de plataformas e puzzles em um mundo de cores neon bem atraente. Este é um jogo que, em pouco tempo, se torna viciante e indispensável.

Em seus pequenos níveis, Kombinera pede, basicamente, que você evite obstáculos e salte entre as plataformas para juntar as bolinhas. Mecânicas simples, certo? O que diferencia essa experiência é o controle simultâneo de personagens, uma característica pequenininha, mas que pode tornar a jogatina bastante desafiadora, além de causar muitas confusões, lembrando até mesmo o double-cherry, aquele power-up do Super Mario 3D World, onde era difícil manter todas as cópias a salvo. Lembra?

Kombinera 01
As coisas não estão boas para este rei

Encontrando a parte que falta

Ao longo de mais de 300 fases distribuídas em 8 capítulos, o nível de dificuldade de Kombinera vai subindo de forma acessível, sempre indicando as habilidades de cada bolinha. Basicamente as bolinhas podem estar em contato com suas respectivas cores, isso quer dizer que um obstáculo na cor rosa não causa danos no personagem que tem a mesma cor, enquanto que qualquer outro será eliminado. Não sei se ficou claro, mas uma vez que a esfera rosa se junta com a branca, por exemplo, o obstáculo não vai mais prejudicá-lo.

Há outros tipos de obstáculos como paredes amarelas que não causam danos, mas impedem a sua passagem e a única forma de avançar é com o uso do personagem amarelo, que é capaz de destruir essa barreira. Entretanto, há plataformas amarelas que não devem ser destruídas, pois servem como pontes e, neste caso, personagens de outra cor conseguem fazer essa travessia. Também há barras azuis em movimento e projéteis verdes que tem regras parecidas para as bolinhas das respectivas cores. Todas essas características proporcionam fases repletas de criatividade e realmente desafiadoras, sem dúvidas, elas vão tomar toda sua atenção.

Às vezes, a simplicidade da fase pode confundi-lo, escondendo um puzzle bem complexo, enquanto que em alguns momentos nem é tão difícil assim, bastando encontrar o ponto certo para superar tal desafio sendo mais uma questão de agilidade. Uma característica bastante importante para essas soluções é a precisão dos seus movimentos e pulos, que precisam ser bem calculados.

Kombinera 02
Alguns puzzles de Kombinera podem te tirar do sério

Qualquer movimento errado resulta em sua morte e tenha certeza, você vai morrer diversas vezes. Só não vale levar isso pro coração, as falhas fazem parte do processo, só assim você testa as possibilidades de cada fase e descobre a melhor forma de superar tal desafio e quando isso acontece, a empolgação é inevitável. Pena que não haja nenhuma funcionalidade para multiplayer, seria interessante compartilhar essa experiência com os amigos.

As fases possuem um contador de tempo e você pode tentar melhorar seus resultados a cada partida, resolvendo os puzzles cada vez mais rápido. Além disso, o jogo possui colecionáveis que às vezes são bem difíceis de alcançar, tornando o desafio ainda maior e garantindo o replay destes níveis. Será que você consegue pegar todos? Se assim for, você desbloqueará outros locais.

Apesar de desafiador, o controle simultâneo de Kombinera é muito fluido e preciso, isso mantém a jogatina bastante prazerosa. Com o tempo, com outras cores de personagens surgindo, bem como novos obstáculos com projéteis, plataformas móveis e diversos outros desafios a jogatina vai ficando ainda melhor. Ouso dizer que todos eles são criativos, agradáveis e realmente viciantes.

Kombinera 03
Outros te deixam com cara de bobo quando solucionados

Lidando com puzzles insanos em Kombinera

Algumas fases podem até parecer impossíveis, talvez uma espiadinha nas gameplays do YouTube pode te ajudar, mas apesar de mostrar o caminho da solução, é a precisão dos movimentos que vai determinar o seu sucesso. Com certeza isso fará toda a diferença no decorrer desta jogatina.

Toda essa experiência conta com uma trilha sonora eletrônica relaxante, apesar do repertório ser pequeno. Em conjunto com o estilo neon e a fluidez dos efeitos de movimento, o resultado não poderia ser diferente: Kombinera é muito, mas muito bonito e realmente agradável. – Será que tanta beleza ajuda a equilibrar a tensão causada pelos puzzles?

Além dos registros de tempo, mortes, saltos e outras informações, o jogo também possui um sistema de conquistas que vale até mesmo para o Switch, sendo uma opção interna do título. Enquanto que no PlayStation, por exemplo, você ganha troféus conforme progride ou cumpre determinados objetivos.

Kombinera 04
De um lado a ponte quebra, do outro, você morre perfurado. E agora?

No geral a experiência no Switch foi muito satisfatória, mas fica um aviso, tenha certeza de estar livre dos famosos drifts nos joy-cons, pois eles atrapalham a precisão dos movimentos e claramente, vão causar mais mortes do que o necessário. Algo que realmente senti falta neste título foi alguma característica multiplayer, poderia haver, pelo menos, um ranking online para comparar o tempo com outros jogadores.

Kombinera pode parecer simples, mas é um baita presente da Atari para os jogadores e faz isso pensando em todos, já que o jogo está disponível em todas as plataformas atuais, até mesmo no Atari VCS. Sem dúvidas, esses puzzles de controle simultâneo vão agradar muitos jogadores e mesmo com fases curtas, ele rende uma jogatina bem longa até você fechar todos os níveis. Sinceramente, este é um jogo fácil de recomendar, então não deixe ele passar despercebido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • O visual neon é lindo
  • A trilha sonora é relaxante
  • Os puzzles são bem desenvolvidos
  • A precisão dos movimentos torna tudo mais interessante

Contras

  • Poderia haver um ranking online
  • O repertório de trilha sonora poderia ser maior
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x