Conecte-se conosco

Reviews

Review – LUNA The Shadow Dust

Publicado

em

luna the shadow dust bg 1

Um vento frio acorda um jovem em um escuro e silencioso deserto. Logo que desperta de seu profundo sono, tudo que é possível de se observar são metros e metros de areia e noite. Acompanhado de uma pequena chama capaz de revelar os perigos escondidos nas sombras, o garoto segue até o perfil de uma porta. Quem é ele e porque está neste local? Esta é a missão do jogador em LUNA The Shadow Dust, um quebra-cabeça emocionante.

Ao mesmo tempo que o jogo chama atenção pelos seus belíssimos puzzles, cenários e personagens desenhados à mão, a trilha sonora não deixará os ouvidos do jogador durante essa belíssima aventura onde dois amigos tentam descobrir seu passado, enquanto tentam levantar o véu eterno da noite que recaiu sobre o mundo.

O coelho que pulou a lua

Em sua jornada, o jogador terá de encarar uma enorme torre cheia de desafios e mistérios. Logo depois de encontrar o perfil da porta, a pequena chama que o acompanhava acende uma lamparina pendurada no que restava das paredes. Dessa forma, o lugar se torna visível e o garoto adentra esse mundo de mistério que parece guardar as respostas de sua memória apagada e do que está acontecendo. A certa altura, ele encontrará uma pequena criatura semelhante a um gato, que parece ter mais ligação com ele do que se pode imaginar.

Imagem do review de LUNA The Shadow Dust
Uma cena é mais lindinha que a outra.

Durante sua aventura atravessando as câmaras da torre, o jogador irá aprender a utilizar as sombras a seu favor, dessa maneira aprendendo sobre os perigos que espreitam no âmago da escuridão – perigos estes que ameaçam todo o mundo e as pessoas que lá vivem. LUNA The Shadow Dust é uma história curta, mas digna de atenção com todos seus minuciosos detalhes e reviravoltas, fazendo com que cada segredo e mistério desvendado abra espaço para uma nova aventura.

O jogo todo se utiliza de puzzles para contar a história em um dialeto fantástico e incompreensível. Toda a história é contada através das imagens, seja em pequenas cutscenes ou registros nas paredes da torre. Ou seja, a melhor maneira de se aproveitar 100% de LUNA é mergulhar de cabeça aberta neste mundo repleto de sombras e luz.

Uma com as sombras

O gameplay de LUNA The Shadow Dust utiliza a mecânica de point and click, deixando a interação com o ambiente mais acessível em minha opinião. Assim, nosso herói e seu companheiro devem trabalhar juntos em puzzles que são simples, como acionar uma alavanca, ou outros mais elaborados, que exigem viagens no tempo ou por diferentes dimensões. Há uma progressão constante na elevação da dificuldade, mas nunca se torna algo impossível de se resolver.

Imagem do review de LUNA The Shadow Dust
Guiados pelos antigos espíritos guardiões.

A direção de arte é magnífica, sendo toda produzida à mão. Contando com um estilo de arte semelhante a antigas produções da DIC Entertainment, mais precisamente o desenho Madeline, tudo é muito simples, fantástico e aconchegante dentro da torre. Quando nos encontramos fora da mesma, tudo parece frio, desolado e vazio, em um mundo coberto por uma escuridão tão profunda que até mesmo as estrelas se recusam a brilhar.

O jogo todo também passa uma “vibe” semelhante às obras do estúdio Ghibli, onde tudo é muito mágico e cheio de mistério, enquanto ao mesmo tempo se mostrando um lugar no qual gostaríamos de visitar por um tempo. Dentro das câmaras da torre e pelo mundo, vemos alguns ratinhos que parecem feitos a partir da matéria escura, agindo de forma estranhamente semelhante aos Susuwatari, as pequenas criaturas escuras que aparecem em A Viagem de Chihiro e Meu Vizinho Totoro.

Imagem do review de LUNA The Shadow Dust
Esse puzzle é uma delícia.

Pela fantástica trilha sonora e sonoplastia, é possível se entender muito bem a história sendo contada neste mundo mesmo sem uma palavra proferida, com a música auxiliando de forma integral a experiência imersiva no jogo. Assim, a utilização de headphones ao se jogar e deixar que as músicas carreguem sua mente para dentro deste longo deserto escuro é essencial, uma daquelas experiências que não se deve correr para acabar a tempo.

O Coelho de Jade no Palácio da Lua

LUNA The Shadow Dust é uma incrível aventura para aqueles que precisam descansar um pouco a mente e espírito das guerras, combates e aventuras contra monstros malignos. Assim que se começa a curta aventura, o jogador pode se deixar ser carregado pelos convidativos visuais e a doce música do jogo. LUNA The Shadow Dust é uma experiência imperdível.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Linda direção de arte
  • Trilha sonora tocante
  • Divertido
  • Relaxante

Contras

  • Curto demais
  • Puzzles pouco desafiadores
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x