Conecte-se conosco

Reviews

Review – Moncage

Publicado

em

moncage review capa

É sempre bom dar uma pausa dos grande jogos AAA de mundo aberto que praticamente sempre seguem a mesma receita de bolo em geral. Claro que cada um tem suas particularidades, e Moncage é um desses jogos para curtir entre a jogatina de títulos blockbusters. O jogo desenvolvido pela Optillusion Games traz uma aventura com quebra cabeça, e sua premissa não é difícil de entender. Complicado mesmo é passar por ela.

Moncage conta uma história, que a princípio não faz sentido nenhuma por causa de como a trama avança. Existem muitos jogos que contam suas histórias de maneira assimétrica. À princípio, nada faz sentido, e conforme o jogo avança, os elementos apresentados começam a ajudar no entendimento. Por outro lado, esse tipo de jogo em que exige o máximo de seu raciocínio rouba sua concentração de qualquer outra coisa.

Contando história indiretamente

Enquanto o jogo apresenta elementos narrativos indiretamente, você está totalmente concentrado em como resolver aquele puzzle. Isso aconteceu comigo durante mais da metade do jogo. Tudo acontece dentro de um cubo. Das seis faces de um cubo, cindo delas apresentarão os cenários/fases do jogo. Cada face é um ambiente diferente e aqui entra a magia de Moncage.

moncage review 2
Quando um cenário novo é destravado, acontece essa luz intensa

Em cada cenário é possível encontrar fotos envolvendo a história do protagonista. O jogo conta a história através dessas fotos e os ambientes apresentados. A fotos sempre estão bem escondidas e é necessário dar uma boa explorada nos cenários para encontrá-las. Coletando todas, você destrava o final secreto que garante um pouco mais jogo para ser jogado na etapa final.

O jogador precisa fazer acontecer as situações em cada uma das faces do cubo e para isso acontecer, é necessário girá-lo até que os elementos se conectem, garantindo o progresso da história. As ambientações diferentes que cada face do cubo apresenta mostram o passado e o presente do protagonista. É uma história carregada de emoções, caso você consiga prestar atenção. Não existem vozes nem legendas, é tudo no visual mesmo.

Mecânicas simples, difícil é resolver os puzzles

Por mais que o jogo seja difícil, o mesmo não acontece para eu explicar como funciona. No PC, você irá usar o clique esquerdo para selecionar determinados objetos, segurando o clique direito é possível girar o cubo. Alguns ambientes permitem dar um zoom em áreas já definidas para explorar os elementos. Ao segurar a tecla “espaço”, o jogo destaca os elementos que serão usados naquela cena. E é isso!

moncage review 3
Esse trecho foi o segundo mais difícil de resolver

Partindo dessa premissa, basta ficar esperto em elementos que são parecidos em cenas diferentes, rodar o cubo e deixá-lo em uma posição que seja possível os objetos se conectarem. Por exemplo, às vezes o chão de um cenário tem a mesma forma da mesa de outro cenário, basta girar o cubo até que a posição permita o encaixe dos elementos. Na verdade a ideia é bem simples, mas alguns cenários vão deixá-lo parado ali examinando o ambiente por minutos a fio até entender o que precisa ser mexido.

Tá difícil? Faça assim

Quando você empaca assim, um sinal de interrogação acende no canto superior direito da tela. Ao clicar nele, o jogo apresenta dicas sobre o que fazer naquela situação. Geralmente são de duas a três dicas e se você usar todas, Moncage já entrega de bandeja o que precisa ser feito através de um vídeo. Sim, você não teria trabalho algum dessa forma. E esse quesito tira a graça ao meu ver. As dicas por escrito já são legais. Teve momentos que usei todas e mesmo assim não fazia ideia do que fazer.

moncage review 1
Preste atenção nas fotos, elas contam a história

Um vídeo revelando integralmente o que fazer tira toda a vontade do jogador que já perdeu o ânimo. Moncage é um tipo de jogo que, ao empacar, você deve parar, fazer outra coisa ou jogar outro jogo e depois voltar e tentar de novo. Isso é bastante subjetivo de ser discutido na verdade, mas em meu julgamento, achei desnecessário a ferramenta.

O jogo traz gráficos como se fossem uma pintura, bem simples, mas bonito. A trilha poderia ser mais emocionante, dada a história que é contada com os dramas da guerra. Moncage é um jogo bastante inteligente e ele tem a duração de acordo com a capacidade do jogador. Eu terminei em três horas, mas com certeza em uma segunda jogada terminaria em menos de uma. E isso é legal, principalmente porque o jogo tem dois finais.

O jogo foi lançado no dia 15 deste mês e já vendeu mais de 300 mil cópias. Moncage está disponível para PC e celulares Android e iOS. É um jogo barato na Steam, menos de R$ 30, então vale a pena dar uma olhada. Mas não use o recurso de vídeo, hein.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Puzzles muito inteligentes
  • Narrativa indireta
  • Gráficos perfeitos pro tipo de jogo
  • Dois finais diferentes

Contras

  • Tutorial em vídeo para ajudar o jogador. Não, né...!
  • Trilha sonora pouco presente e impactante
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x