Conecte-se conosco

Reviews

Review – Moonlighter

Publicado

em

Imagem do jogo Moonlighter

Moonlighter é um jogo com dungeons cheias de tesouros, inimigos e chefões. Will, o nosso herói, luta para salvar a vila de Rynoka de ameaças. Espera: na verdade, Will é um comerciante e precisa trabalhar para ganhar o pão de cada dia, e arriscar-se nas masmorras é, na verdade, um meio de encontrar os tesouros que serão vendidos em sua loja no dia seguinte.

Comerciante de dia, aventureiro de noite

Trata-se de um RPG de ação com estética em pixel art, trilha sonora muito cativante e com uma mecânica incomum, já que o protagonista é um comerciante e o ofício faz parte do jogo. Assim teremos que gerenciar os produtos encontrados nas dungeons, definir seus valores e vendê-los. Há bastante conteúdo em Moonlighter e, com certeza, é adorável explorá-lo.

Durante uma escavação arqueológica, um conjunto de estranhos portões foram descobertos. Rapidamente a notícia se espalhou e curiosos perceberam que estas passagens levam a diferentes lugares e dimensões. Rynoka é uma pequena vila que se formou perto do local da escavação e é através dela que os tesouros são comercializados. Os tesouros podem ser armamentos, souvenires, vasos e muitas outras coisas que atraem os mais diversos clientes, desde guerreiros a camponeses em busca de raízes para plantar, por exemplo.

Imagem do jogo Moonlighter
A cada porta pode encontrar itens mais valiosos, porém guardiões poderosos também o esperam.

Atualmente, o vilarejo passa por dificuldades, pois poucos comerciantes estão se arriscando nos perigos das masmorras para encontrar os tesouros, já que nem sempre voltar é uma opção. Os turistas que vinham ao vilarejo para comprar itens se afastaram e isso faz com que alguns moradores deixem a vila também, deixando os habitantes mais antigos preocupados pela prosperidade do vilarejo. Will, um dos poucos que comercializam tesouros, é dono da mais antiga loja, a Moonlighter, fundada por seu avô há muito tempo atrás, e agora ele tem a missão de restaurar Rynoka.

Apesar de continuar no ofício da família, Will se aventura nas masmorras não apenas para encontrar tesouros, mas também para entender a origem dos portões e desvendar o mistério do quinto portão, que nunca foi aberto. O protagonista quer na verdade se tornar um herói. Um senhor aconselha Will para que não se aprofunde tanto nas masmorras, mas que colete tesouros e traga uma nova chance de prosperidade para o vilarejo, atraindo novamente as pessoas e investindo em melhorias para todos – isso sim será um ato heroico.

Moonlighter tem os períodos diurno e noturno e é possível adentrar as masmorras a qualquer horário, porém é durante a noite que se encontram os melhores tesouros mas também os inimigos mais fortes. Após entrar, enquanto enche a mochila de tesouros, Will precisa carregar um pingente que é seu meio de transporte para fora desta masmorra, porém o pingente só funcionará após um certo tempo carregando, o que te obriga a sobreviver durante todo este período; caso sua vida se esgote, os monstros te expulsarão da dungeon e tudo aquilo que havia sido coletado será perdido. Todas as vezes que retornar às masmorras, elas estarão diferentes, proporcionando novas experiências e tesouros. Ainda dentro delas, há quatro estágios de profundidade que são possíveis até chegar aos chefões, e ao destruí-los, conseguimos chaves que serão úteis para abrir o quinto portão misterioso.

Imagem do jogo Moonlighter
Em Moonlighter o fiado é só para quem paga adiantado.

Servimos bem para servir sempre!

Retornando ao vilarejo, é hora de organizar os tesouros encontrados, colocá-los em suas prateleiras, determinar preços para vendas e por fim abrir a loja Moonlighter. Ao abrir o comércio, seus clientes vão entrando, analisando os produtos e seus valores, e aqui devemos prestar a atenção em suas reações, pois os pequenos balões acima da cabeça dos clientes nos dizem o que eles estão achando dos preços, e as reações podem ser: negativas, normais, boas ou muito boas. É importante ficar atento a estas reações para não vender produtos valiosos a preço de banana, por exemplo.

Ao término das vendas, é possível visualizar um balanço do caixa, apresentando seus lucros, a popularidade de algum item e se a demanda é alta por algo específico. Com estas informações, é possível determinar novos preços para as próximas vendas ou priorizar itens durante a busca nas masmorras.

Explorar o vilarejo de Moonlighter é importante: conversar com as pessoas e conhecer suas necessidades como clientes ajuda a criar prioridades nas buscas pelos itens, também dando mais informações sobre a história do jogo, dicas para sobreviver nas dungeons e até mesmo oferecer missões secundárias que vão lhe recompensar com moedas ou itens ainda mais preciosos.

Imagem do Jogo Moonlighter
Contrate funcionários, mas cuidado: eles podem roubar suas mercadorias.

É essencial investir no vilarejo, contratando pessoas para lhe ajudar com a loja ou construindo outras lojas para melhorias de armas e equipamentos. No centro do vilarejo, há um painel no qual é possível visualizar as opções de investimentos e melhorias para Rynoka. Realizar essas melhorias é importante, pois assim também podemos criar diferentes armas e equipamentos para Will, já que para se aprofundar nas masmorras é preciso mais força e proteção.

Criar armas, equipamentos e até encantamentos possibilita uma grande variedade de estilos de combate que podem deixar as masmorras mais fáceis, permitindo encontrar itens ainda mais valiosos ou chegar mais rapidamente aos chefões.

Empreendedorismo em Moonlighter

Em Moonlighter, você não precisa ter pressa em avançar nas masmorras, podendo se aprofundar aos poucos, coletando itens e vendendo-os para que possa melhorar a vila e por consequência o personagem, mas caso tenha pressa em seguir a aventura e descobrir os segredos das masmorras, você também está livre para ao menos tentar sobreviver até o fim destas masmorras e abrir o quinto portão. Isso é um ponto interessante do jogo, dando a liberdade para escolher o tipo de personagem que quer ser, seja apenas um comerciante que aos poucos vai descobrindo os segredos dos portões ou um incansável aventureiro.

Imagem do jogo Moonlighter
Explore o vilarejo de Rynoka para descobrir novas missões.

O jogo tem textos em português, o que ajuda a entender facilmente o gerenciamento da loja, todos os menus, as funções dos variados itens e tudo o que se passa neste mundo misterioso. A progressão da campanha acontece de forma suave e é fácil se apegar ao jogo e se aprofundar nas masmorras para garantir bons itens para sua loja. O ofício da loja é uma experiência diferente (ao menos para mim) e isso não quer dizer que é ruim, muito pelo contrário: é bastante divertido acompanhar as vendas, determinar valores e ver a satisfação dos clientes.

Pequenos acontecimentos causam dúvidas se são bugs ou se de fato são assim que devem acontecer, como: um cliente que desiste da fila (caso você demore para concluir a venda) e simplesmente vai embora com o produto sem pagar; ou quando o baú cheio de itens simplesmente esvazia. Caso fosse algum tipo de roubo ou furto, faltou então algum feedback. Contudo, acredito que sejam realmente bugs, pois quando acontecem roubos – sim, isso pode acontecer! – há um balão acima do delinquente que nos alerta sobre isto.

Moonlighter é um RPG cheio de conteúdo, pixel art, uma trilha sonora maravilhosa, dungeons que por vezes podem ser desafiadoras e muitos tesouros para coletar, proporcionando muita diversão e ainda ensinando a administrar uma loja – eu mesmo já estou incluindo essa profissão no meu currículo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Pixel art bem detalhada
  • Trilha sonora cativante
  • Gerenciamento de loja fácil e divertido
  • Diversas dungeons cheias de conteúdo

Contras

  • Bugs que fazem o inventário desaparecer
  • Há clientes que levam os produtos sem pagar
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x