Conecte-se conosco

Reviews

Review – Moving Out

Publicado

em

moving out bg

Moving Out torna o transporte de mobílias e objetos, uma das tarefas mais complicadas durante as mudanças residenciais, em algo muito divertido. Se você já passou por esse processo, sabe o quão desafiador é empacotar todos os seus pertences. Mas contratando a empresa Smooth Moves, você pode ficar tranquilo, pois os funcionários vão até o domicílio para tirar suas mobílias e levá-las (ou arremessá-las) até o caminhão.

Este é um divertido party game produzido pela SMG Studio junto com a Devm Games, e mais um título apoiado e distribuído pela Team17, conhecida pela série Overcooked e muitos outros indies. Se você sente saudades das loucuras nas cozinhas de Overcooked, Moving Out não só eliminará esse sentimento como também vai oferecer muitas alegrias e badernas, só que em vez de ingredientes voando, aqui temos caixas, móveis e até galinhas sendo lançadas diretamente para o caminhão de mudanças.

Transportando as bagagens

Mesmo não existindo uma ligação oficial, não pude deixar de notar que durante os últimos party games que experimentei, já reformei apartamentos. Em Moving Out contratei a Smooth Moves para transportar minhas mobílias, e até já limpei e planejei a decoração da minha próxima residência. Esses jogos formam uma sequência ou são mera coincidência?

Imagem do jogo Moving Out
Que tal jogarmos esse sofá pela janela?

Neste jogo, você e até 3 amigos são os mais novos funcionários da ascendente Smooth Moves, na cidade de Packmore. Neste lugar maluco, muitos moradores estão decidindo se mudar, o que é excelente para o incentivo da nossa jogatina, digo, mão de obra. Nosso chefe, um cara aparentemente feito de papelão e cheio de boas piadas, nos conduz pelos novos contratos informando seus endereços e as tarefas que devem ser realizadas, mas a regra principal para este trabalho é carregar os móveis o mais rápido possível, então pegue os itens mesmo que eles ainda estejam plugados na tomada ou sem embalagens de proteção.

Os personagens de Moving Out possuem características divertidas e bastante variadas. Há opções como humanos, animais, cabeças de vasos, robôs e muitos outros que serão desbloqueados conforme o seu progresso, e além disso é possível trocar suas roupas e acessórios. Essas opções ainda trazem detalhes de efeitos visuais e animações diferentes. Você vai descobrir que, além de criativos, esses funcionários possuem carisma, mas também são um tanto inocentes, algo que os colocará em problemas maiores do que as próprias loucuras durante o transporte de objetos.

O mapa de Packmore é vivo e bem animado. Os carrinhos andam pelas ruas de forma descontrolada, assim como você provavelmente fará com o caminhão. É neste local que você seleciona as fases e começa a perceber parte da diversão deste jogo. É hilário dirigir para a próxima casinha, destruindo tudo o que vê pela frente. A ambientação baseada nos anos 80 ajuda a tornar esse clima ainda mais agradável e divertido.

Imagem do jogo Moving Out
Esse povo tem habilitação?

O objetivo de todas as fases de Moving Out é levar as mobílias do ponto A ao B no menor tempo possível. Parece simples e até que é mesmo, mas esses níveis são extremamente variados, têm obstáculos e condições que geram desafios inesperados. Há casas pequenas, com dois andares, mansões, apartamentos, escritórios e muitos outros lugares solicitando seus serviços e eles estão repletos de itens onde cada um tem peso e formas diferentes de transportar, além de alguns objetos perigosos que podem atrapalhar suas tarefas.

Torradeiras, videogames ou caixas são objetos simples e leves para carregar, e você pode até jogá-los da janela diretamente para o caminhão se quiser (e não se importe se quebrá-los). Alguns itens são um pouco mais pesados e chatinhos, como a geladeira ou mesas, que são um tanto difíceis de arrastar. Mas são os sofás, camas e objetos maiores que tendem a ser mais complicados, pois além de pesados, são grandes e difíceis de movimentar nos corredores das residências. Eles até podem ser arremessados, mas precisam de ao menos duas pessoas para isso. Já as caixas com vidros só podem ser lançadas no ar caso um amigo esteja pronto para pegá-la, caso contrário elas deixarão cacos no chão.

Imagem do jogo Moving Out
Este sofá precisa caber aqui!

Profissionais desastrados

As regras de Moving Out se adaptam à forma como você irá jogá-lo. Sozinho, por exemplo, dá para arrastar camas ou sofás de forma razoável, já com a presença de amigos a coisa muda drasticamente e essa mesma cama ganha um peso muito maior, sendo quase impossível arrastá-la sozinho. Isso equilibra a dificuldade com a quantidade de jogadores durante a sessão, motivando o trabalho cooperativo e, claro, criando altas confusões. Fazer essas mudanças sem par é até divertido apesar de ser um pouco mais complicado, principalmente se você quiser tentar o menor tempo para ganhar as moedas de ouro.

É notável que muitas mobílias se repetem durante as fases, mas Moving Out se preocupa em apresentar objetos interessantes aqui e ali que certamente manterão seu sorriso. Os videogames, por exemplo, fazem referências aos consoles da época, além de computadores, videocassetes e muitos outros. As referências vão além e você verá caixas em formas de Tetris, menções aos Caça-Fantasmas, o game Frogger, Tartarugas Ninja e muitos outros escondidos nas residências de Packmore.

Imagem do jogo Moving Out
Só não esqueça de pegar o videogame, ok?

Moving Out tem detalhes que mostram o capricho dos desenvolvedores. Produtos eletrônicos e eletrodomésticos geralmente estão ligados na tomada e só serão soltos quando você arrastá-los da forma mais descuidada possível, causando momentos engraçados ao ver os produtos praticamente sendo destruídos para o transporte. Mesas e cadeiras, por exemplo, tem colisões nas pernas e dependendo da forma como você as arrasta, perceberá que elas se engancham no chão. Jogar coisas pela janela ou a quantidade de itens misturando-se uns aos outros para te confundir também ajudam no clima caótico dos níveis. Somando tudo isso à sujeira e à bagunça que toma conta do lugar, não tem como segurar as gargalhadas nem como deixar de reparar na quantidade de objetos com interações e físicas específicas do jogo.

Você progride na narrativa enquanto conclui as fases, mas não é só isso. Fazer o melhor tempo ajuda a ganhar moedas de ouro que serão úteis para desbloquear fases extras como as do fliperama, onde há desafios e percursos insanos. As fases também possuem objetivos secundários que farão você repetir o nível ao menos umas duas vezes para completá-lo totalmente. Isso eleva a duração do jogo e oferece diferentes camadas de dificuldade.

Imagem do jogo Moving Out
Que o tempo acabe, eu não irei te soltar!

Outras maneiras de jogar Moving Out

Se você deseja desafios ainda maiores, pode tentar o modo experiente, onde o jogador controla 2 personagens utilizando os joy-cons na posição vertical, com cada controlador servindo para um funcionário (diferente do multiplayer comum, onde os jogadores utilizam o controle na horizontal). Será uma luta para lembrar qual de suas mãos controla tal personagem, um verdadeiro conflito. Mas se você estiver jogando sozinho e conseguir lidar com este modo, certamente obterá recordes de tempo muito melhores, pois 2 personagens são eficazes no carregamento de móveis pesados.

Por outro lado, se você preferir uma sessão mais casual, divertida e sem tantas complicações, é possível ativar o modo assistido de Moving Out. Com essa opção, você pode habilitar algumas facilidades como maior tempo de conclusão, móveis mais leves, pular fases para progredir, ocultar objetos do caminhão (no modo normal, você precisa organizar os itens para que tudo caiba no baú do veículo e só assim conclui o desafio), entre muitos outros recursos que vão deixar a experiência mais leve e descontraída.

Moving Out 06
Por favor, não deixe essa caixa cair de novo.

As fases de Moving Out até podem ter diversos empecilhos como fantasmas, objetos perigosos, animais malucos, piscinas, botões ou plataformas flutuantes, mas nada disso gera tanta bagunça quanto os próprios jogadores. É impossível terminar os desafios sem algazarras, pois tudo acontece de forma descontrolada e mal organizada, o que é ótimo, pois são os requisitos mínimos desta empresa.

Esse é um party game que não pode, de forma alguma, passar despercebido por aqueles que curtem o gênero e até mesmo por quem não curte, pois Moving Out está repleto de fases aguardando pelo caminhão de transporte garantindo muita diversão. A Smooth Moves está cada vez mais conhecida em Packmore e você não vai querer ser demitido deste emprego, muito menos se tiver amigos nesta empreitada.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • O ambiente é baseado nos anos 80 e está cheio de charme
  • Os personagens são criativos e carismáticos
  • As fases são desafiadoras e caóticas
  • Oferece diferentes modos
  • Packmore é uma cidade viva e maluca
  • Formador de excelentes profissionais

Contras

  • Ocorrem pequenos problemas de colisão
  • Às vezes faltam músicas durante as fases
2 comentários
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Marcilio
Rafael Marcilio
2 anos atrás

Sabem se dá para jogar este game em três pessoas, sendo 2 local (utilizando o mesmo game) + 1 pessoa on-line com um segundo jogo?

Rafael Santos
Rafael Santos
2 anos atrás

Oi Rafael, originalmente o Moving out não tem suporte para o cooperativo on-line, é somente local. Na versão de Steam, alguns jogadores contornam essa falta usando o Remote Play Together, mas Infelizmente eu não sei explicar como funciona essa ferramenta.

Publicidade
2
0
Would love your thoughts, please comment.x