Conecte-se conosco

Reviews

Review – New Pokémon Snap

Publicado

em

Review New Pokemon Snap CAPA

São exatamente 22 anos que separam New Pokémon Snap de seu antecessor, lançado originalmente no Nintendo 64. Neste tempo, surgiram mais sete gerações de monstrinhos de bolso, inúmeros spin-offs, vários videogames portáteis e de mesa também. Enquanto isso, os mais novos apenas ouviam falar daquele título que tirava fotos das criaturas mais famosas do mundo. Pois bem, a espera já acabou e agora chegou um capítulo inédito desta aventura.

Mas será que, em pleno ano de 2021 e com videogames como o PlayStation 5 e o Xbox Series, lançar um jogo onde o único objetivo é fotografar bichinhos num passeio rápido realmente causará algum impacto? A resposta é sim, caros amigos. A nova jornada da Nintendo realmente é empolgante e posso afirmar, com todas as letras, que se ele não te deu vontade com os seus trailers, basta pegar um joy-con que nas primeiras interações vai estar imerso nesta jornada.

Diga Xis!

Assim como eu que sou fã, acredito que a sua maior dúvida é se ele traz um elenco bom para estas fotos. Afinal de contas, o abismo entre New Pokémon Snap e o primeiro game da série vai muito além dos anos que se passaram. O que antes tinham “só” 151 monstros de bolso, hoje temos o montante de 893. Destes, apenas 214 espécies estão presentes na região de Lental. Se o seu favorito estará lá ou não é uma ótima pergunta, mas posso te afirmar que até os menos amados te deixarão felizes.

New Pokémon Snap
Os monstros de bolso nunca tiveram tanta vida quanto agora.

E além disso, posso te dar a certeza que a emoção de encontrar uma criatura não vista antes e tirar uma foto boa dela é tão impactante quanto as capturas que faz nos RPGs principais. Vou ser muito sincero com você, por aqui eles têm muito mais vida e personalidade do que no último jogo da franquia principal, Pokémon Sword & Shield. A Wild Area de Galar não traz 1/3 do sentimento que experimentei neste título.

Aí adicione isso aos cenários e terá o mundo Pokémon mais bonito que já viu em sua vida. Os mapas não são muito extensos, você gasta cerca de cinco minutos em cada passeio de New Pokémon Snap. Mas nesse tempo, você pode admirar bastante as interações que os monstrinhos têm entre eles, com o ambiente ao seu redor e com a sua presença ali. Óbvio, deve tirar fotos disso o tempo todo. Mas se puder, dê uma pausa e apenas observe tudo, não terá arrependimento algum.

Ainda que o fator replay seja constante, cada trecho tem o seu próprio nível que pode ser aumentado, causando uma nova série de ações e a aparição de Pokémon inéditos em seu trajeto. Ou seja, repetir aquela mesma fase mil vezes não será um problema quando tem coisas novas rolando com frequência. Me coloco como exemplo disso, visitando uma fase que já tinha cansado de ir, acabei errando o alvo de uma maçã e, para a minha surpresa, atingi uma criatura no meio do mato que eu nem sonhava que estava ali. E se eu te contasse que era um monstro lendário bem na minha frente?

Review New Pokemon Snap Imagem13
Às vezes um Pokémon lendário se esconde debaixo do seu nariz.

Quais eram as chances disso acontecer? Caso esteja se perguntando, eles oferecem uma scan para você localizar pontos de interesse e Pokémon com mais facilidade, qual eu raramente usava. Não cometa a mesma falha em New Pokémon Snap, vai por mim. Além disso, você também tem a possibilidade de encontrar rotas diferentes no mesmo mapa e fazer um trajeto completamente novo do que conhecia. Obviamente, isso abre a possibilidade de encontrar criaturas não vistas anteriormente ou pegar um ponto de vista distinto para as poses.

Colocando tudo isso em pauta, é seguro falar que ele é tudo que você esperava e mais um pouco. Vou ser sincero com vocês, isso aqui foi criado para fã nenhum botar defeito. Todos estes elementos combinados te trarão uma das melhores experiências da franquia, isso é certeiro. Por mais chata que a pessoa possa parecer, não vejo ela não ser convencida após tirar a foto de um sorriso sincero de algum bichinho em seu caminho. E quem não é, bom, tem como não achar o Pikachu abaixo fofo?

New Pokémon Snap
Um Pikachu no meio do campo florido para você começar o dia bem.

Entrelaçado em New Pokémon Snap

O plot inicial de New Pokémon Snap é bem simples, você trabalha como um dos novos assistentes do Professor Mirror da região de Lental. Ele estuda o fenômeno Illumina, que vem afetando os monstrinhos do arquipélago e cabe a você investigar os lugares apontados para descobrir quais são as consequências disso. O que, de início, parece apenas uma desculpa esfarrapada para te botar no NEO-ONE e sair tirando fotos, esconde uma trama bem-construída e que desbrava uma nova vertente nesse gigantesco universo.

Sem dar maiores spoilers, o título também é uma sequência direta dos eventos do primeiro Snap. Algumas coisas que viu por lá podem servir como gatilho para a aparição de personagens e de histórias que bordam a franquia de forma alinhada. Tenho que elogiar a equipe da Bandai Namco por ter esse cuidado e puxar o passado com cuidado e com todo o carinho para não parecer apenas um fanservice barato.

Review New Pokemon Snap Imagem10
Referências sem se garantir no fanservice a gente vê por aqui.

O Professor Mirror e os demais assistentes também ajudam, dando dicas de algumas fotos que você pode tirar em seus trajetos. Estas estão camufladas como side-quests, quais garantem novas ferramentas de edição e até mesmo filtros para as imagens. Caso esteja em dúvida no que os monstros aprontam de diferente em New Pokémon Snap, recomendo fortemente dar uma lida por lá para não perder um clique.

Um dos maiores fatores que experimentará é a estratégia de acertos e erros. Isso pode te empolgar bastante, assim como existe a chance de te frustrar. Se você não tem criatividade, sorte e nem for um bom observador, não acho que terá muita paciência para encontrar tudo que o jogo tem a oferecer. Sério mesmo, vamos colocar em evidência, às vezes você tem de acertar A, que sairá correndo e assustará B, que bate no C e os dois são resgatados por D, que é o objetivo real de todo esse complexo e distinto emaranhado.

New Pokémon Snap
Muitos Pokémon se revelam após a interação com outros monstros.

New Pokémon Snap te fará explorar todas as possibilidades atrás da melhor foto possível. E há diversas funções que você desbloqueia para te ajudar com isso. Antigamente tínhamos só a maçã, que retorna por aqui, mas também há a luz Illumina que encontrará em alguns trechos para iluminar o ambiente e gerar cenas inéditas. Além disso, com o tempo você conseguirá um turbo para o NEO-ONE que permite uma nova visão das coisas, assim como o multi-shot, feito para não perder aquela imagem tão esperada por um segundo de adiantamento ou atraso.

Complementando este sistema, também temos as variações entre dia e noite da maioria dos mapas. Alguns não necessitam, enquanto outros contam até com o período de fim de tarde. Todos os cenários são extremamente lindos e carregam a alma dos Pokémon com facilidade. Se os bichinhos são carismáticos o bastante para te fazer comprar o game, são estes mapas que dão a liberdade para eles sobressaltarem aos olhos. Um Raichu de Alola surfando, um Aipom se balançando entre os cipós, uma Florges dançando ao meio de um campo florido, as composições são espetaculares, para dizer o mínimo.

Review New Pokemon Snap Imagem30
O Aipom feliz balançando no cipó é uma foto de ouro.

Especificações da câmera

Se eu deixei meu lado hype criar vida, peço perdão. É extremamente fácil se encantar por New Pokémon Snap. Ele é o ápice gráfico que a franquia inteira chegou e não faz feio em momento algum. Cenários, criaturas, cutscenes, os lendários monstros Illumina e tudo está mais lindo do que você viu nos trailers. Além disso, sua performance é invejável, não experimentei travamentos ou queda de frames em momento algum. Tanto no modo portátil quanto na TV, vale dizer.

Porém, nem com toda a felicidade de visitar a região da Lental devo esconder alguns dos defeitos que te incomodará durante a jornada. Na verdade ela tem dois grandes problemas que te impactarão, você se importando ou não com eles. Um deles é o foco. Você mirou no Slaking, por exemplo e está prestes a tirar foto dele. Uma Beautifly passa na frente dele no momento do registro e mesmo com ela tomando toda a imagem, o foco ainda está na criatura de trás. Isso não acontece uma vez ou duas, é quase sempre.

New Pokémon Snap
Slaking? Você tem certeza disso, Bandai Namco?

Outro ponto que eu e mais uma tonelada de jogadores perceberam em New Pokémon Snap é relacionado às avaliações completamente sem sentido do Professor Mirror. Alguns detalhes da sua pontuação não ficam muito claros conforme joga e mesmo tirando uma foto excelente, ele continua dando uma nota baixa para você em cima dela. O esquema de estrelas é até compreensível, pois depende das poses e momentos. Mas o restante é incerto. Tenho imagens horríveis com pontuação de mais de 4.000.

Poderia bater aqui uma aposta de que é impossível você jogar sem se incomodar com estes pontos citados acima. Eu me diverti muito, foi um respiro sincero assim como Animal Crossing: New Horizons representou em 2020, permanecerei jogando mesmo após o fim da história, mas não podemos ser completamente cegos em suas falhas e sermos negacionistas da Nintendo. Aqui ninguém passa pano não.

Review New Pokemon Snap Imagem03
Em alguns registros você consegue notas altíssimas. Em outros…

Em menor grau, os sons de New Pokémon Snap também incomodam. E não falo dos monstros de bolso, mas dos humanos. Foram tantos anos esperando os personagens terem vozes, para tudo parecer gemidos e palavras sendo repetidas a todo momento que eu por pouco não retirei completamente esse recurso. Sério, não doeria no bolso da Nintendo pagar aos dubladores para ter ao menos o dobro de falas e reações comuns. Os meus e os seus ouvidos agradeceriam.

Já o modo online funciona como um pseudo-Instagram, onde pode ver as fotos mais votadas que foram tiradas em determinadas áreas ou as que mais fizeram sucesso na internet. O Professor Mirror pode escolher algumas suas para ajudar na popularidade e, vou ser sincero, realmente funciona. Do início ao fim, ele pegou duas em particular que ganharam muitas curtidas dentro do sistema do jogo. Assim como você pode colocar quatro e ver até onde alcançará. A parte legal é que, se há um Pokémon não visto antes, eles também te avisam que pode conter spoilers de trechos que ainda não chegou.

New Pokémon Snap
O compartilhamento online é bacana, ponto positivo.

New Pokémon Snap é, de longe, um dos melhores spin-offs da franquia pelo seu fator diversão e por ser um dos títulos mais bonitos já lançados até hoje da linha Pokémon. Nem mesmo o trailer de Legends: Arceus trouxe este primor visual e podem anotar que tanto a Nintendo quanto a Game Freak serão cobrados para trazer o mesmo nível para os jogos principais. Isso sem falar do enorme fator replay, da vida natural pulsante e várias possibilidades de imagens.

Dê uma chance para ele, nem que seja para jogar uma fase por dia. Empolgante e relaxante ao mesmo tempo, ele não te tornará o melhor fotógrafo do universo, mas te dará uma experiência única em seu Nintendo Switch. Como eu disse no início, talvez ele não tenha a presença do seu monstro de bolso favorito, mas talvez você saia dele com uma visão diferente dos mais de 200 Pokémon e carregue este gosto para os próximos jogos da série.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • É, graficamente, o jogo mais lindo da franquia
  • Divertido, encantador e relaxante
  • Tem um elenco ótimo de Pokémon
  • Capta a essência do original e melhora
  • Modo online de compartilhamento de fotos é ótimo

Contras

  • O foco te trai várias vezes
  • Notas do Professor Mirror são inexplicáveis
  • Vozes humanas do jogo são repetitivas
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x