Conecte-se conosco

Reviews

Review – Nintendo Switch Sports

Publicado

em

switch sports bg

Por incrível que pareça, a terceira franquia que mais vendeu jogos na história da Nintendo não foi Zelda, Donkey Kong ou Animal Crossing, mas sim o que eles classificam como “série Wii”. Com mais de 204 milhões de unidades vendidas, esse compilado de jogos é composto por uma seleção de títulos marcados por um dos consoles mais bem-sucedidos da Big N, o Wii – e pode acreditar, nenhum deles fez feio nas vendas. O líder disparado desse grupo foi o todo poderoso Wii Sports, que sozinho vendeu mais de 82 milhões de cópias e praticamente carregou nas costas essa franquia improvisada ao terceiro lugar na lista dos sucessos absolutos, ficando atrás somente de Pokémon e do Mario, é claro.

De todos os jogos da série Wii, Wii Sports foi o único que conseguiu vingar fora da sua plataforma de origem e isso só está acontecendo agora, 15 anos depois. A Nintendo até tentou dar continuidade à saga com Wii Sports Resort, que também se saiu muito bem, mas foi no Wii U que quase caiu no esquecimento e muito se dá pelo fracasso comercial que foi o console. Com o Switch a história já é bem diferente, já que ele é tão popular quanto o Wii um dia foi, então já era hora do Nintendo Switch Sports dar as caras!

De volta à vida de atleta

Nintendo Switch Sports é o grande revival do maior hit do Wii, só que agora com uma seleção diferente de esportes, um novo sistema de controles de movimentos e algumas mudanças estéticas. O beisebol, o golfe e o boxe foram deixados de fora desta coletânea, sendo substituídos por novas modalidades como badminton (tênis com peteca), vôlei, futebol e chambara (esgrima). Apenas tênis e boliche retornam do primeiro título e, convenhamos, a ausência dos demais não é problema algum, já que eles resolveram resgatar apenas os preferidos do público neste aqui (mas já foi confirmado que o golfe retornará em uma futura atualização).

nintendo switch 5
Jogar tênis com braços é outro nível

Uma das minhas grandes preocupações quanto a este título era com relação aos controles de giroscópio, que apesar de fazerem um bom trabalho se tratando de movimentos, podem ser bastante imprecisos. Está certo que o primeiro não era um mar de rosas e também pecava muito nesse aspecto, mas depois que lançaram o acessório Wii Motion Plus, tudo ficou 200% melhor (quem teve a oportunidade de jogar o Wii Sports Club do Wii U provavelmente sabe bem disso). A boa notícia é que, pelo menos neste jogo, as funções de movimento dos Joy Cons fazem um trabalho estupendo!

Tudo é incrivelmente funcional e fácil de jogar, então ainda é um título para toda a família, dos mais pequenos até os velhinhos. Também não podemos deixar de enfatizar que este é o segundo jogo da Nintendo a ser completamente localizado em português brasileiro, também sendo o primeiro título do Switch a ser oficialmente distribuído em mídia física no Brasil. Dito isso, podem respirar aliviados: está tudo devidamente traduzido e tem até dublagem no nosso idioma (tudo bem que ela é tão simples quanto a de Mario Party Superstars, mas já é alguma coisa).

switch sports 4 3
Boliche com obstáculos é uma forma totalmente nova de passar raiva

Assim como Wii Sports nos introduziu aos Miis, Nintendo Switch Sports também possui seus próprios bonequinhos: os Sportmates, que são mais detalhados e cartunizados que os bons e velhos Miis. Eu particularmente ainda prefiro os antigos, mas é possível deixar seu boneco com cabeça de Mii, caso prefira. Os novos personagens são meio genéricos e no começo a customização é muito escassa, já que é necessário jogar para desbloquear novas roupas e visuais, o que acaba sendo meio chato. Switch Sports também nos introduz a um novo local chamado de Spocco Square, uma espécie de shopping onde os esportes são praticados.

Conhecendo as novas modalidades

Começando pelo que já estamos mais familiarizados, tênis e boliche ainda funcionam da mesma forma como nos lembrávamos: tênis em partidas de dois contra dois e boliche em partidas de 10 rodadas. Boliche ainda conta com um modo novo, onde enfrentamos pistas malucas e cheias de obstáculos, o que deixa tudo mais legal e imprevisível. Outra novidade bacana é a possibilidade de colocar dois jogadores para jogar simultaneamente, então o multiplayer está mais dinâmico e não precisa mais ficar esperando sua vez de jogar.

switch sports 1
Para vencer no chambara, basta bater freneticamente no ar e ser mais rápido que seu adversário

Se tratando dos novos esportes, badminton seria o menos “novo” desse grupo, pois é apenas um tipo diferente de tênis, só que mais rápido. Chambara tapa a lacuna deixada pelo boxe, colocando dois jogadores para se enfrentar com espadas de brinquedo – com a possibilidade de usar duas espadas, caso você utilize ambos os Joy Cons, o que é bem maneiro. O objetivo é derrubar o outro jogador da plataforma, o que pode ser bem frustrante porque a maioria das pessoas não joga isso direito e fica só golpeando loucamente, o que acaba não abrindo brecha para reação. Foi a modalidade que menos gostei deste pacote.

Vôlei é uma das novidades mais divertidas, sendo outro esporte praticado em dupla. Os movimentos são semelhantes aos do tênis, principalmente na parte do saque, mas o resto envolve apenas um bom timing para lançar a bola na área adversária e bloquear os saques do oponente. Por fim, temos o futebol, que seria o esporte mais caprichado desta edição. Seu modo tradicional parece um Rocket League com pessoinhas, onde dois times de até quatro pessoas tentam marcar gols com uma bola gigante. Nossos sportmates têm fôlego limitado e acertar a direção do chute é bem mais difícil do que parece, então já dá para imaginar que é uma modalidade super caótica, mas é um caos divertido de se ver.

switch sports 2
Isso aqui é tão legal quanto jogar vôlei de verdade

A principal novidade fica a cargo do modo de pênaltis, que acompanha um acessório específico para isso na edição física. Trata-se apenas de um suporte para prender na perna e colocar seu Joy Con, possibilitando jogar com chutes reais; é divertido, mas achei um tanto sem graça, principalmente porque é um modo que enjoa rápido. Ao menos a Nintendo já confirmou que em breve será lançada uma atualização que permitirá jogar as partidas de futebol com o acessório, expandindo suas funcionalidades. Por enquanto, ainda é algo que você provavelmente usará meia dúzia de vezes e depois vai acabar encostando.

Contra o mundo

O último grande diferencial do Nintendo Switch Sports é o modo online, que já existia no Wii Sports Club, mas aqui foi aprimorado. Você pode competir em qualquer modalidade tanto sozinho quanto em dupla, se juntando a um amigo localmente para enfrentar adversários do mundo todo. Essa é a única forma de ganhar pontos para adquirir novos itens para o seu Sportmate, esses que funcionam à base de loot boxes, então você terá algumas coleções disponibilizadas por tempo limitado e o item que você ganha sempre é aleatório.  

Como já dito anteriormente, esse é um jeito meio desmotivador de se conseguir itens de personalização para o seu avatar, principalmente porque no começo você não tem praticamente nada. A parte boa é que o jogo só quer que você se divirta, então ganhando ou perdendo, sempre será premiado com bastante pontos apenas por jogar, bastando três ou quatro partidas para receber algo novo.

switch sports 7
Futebol definitivamente é a melhor surpresa deste jogo

O matchmaking é excelente e não costuma demorar mais que um minuto para reunir jogadores em qualquer um dos esportes – mas não podemos ignorar o fato de que se trata de um lançamento recente, então tem muita gente jogando neste momento. Nesse modo também é possível experienciar algumas modalidades de jeitos novos, por exemplo: o boliche vira um pequeno campeonato que funciona à base de eliminatórias, onde os maiores pontuadores permanecem e os demais são eliminados. Já o futebol é o melhor modo de jogar online, pois só assim podemos usufruir de partidas completas de quatro contra quatro. É viciante!

Agora sim vem o veredito: Nintendo Switch Sports consegue superar o legado de seu antecessor? Sem sombra de dúvidas! É o melhor título da série Sports e entrega tudo que o primeiro já entregava, só que melhor e com mais variedade. É um título obrigatório para todos os donos de um Switch, ainda mais para agitar as famigeradas reuniões familiares. Só não se esqueçam de usar o acessório que permite prender o Joy Con no braço – sua TV agradece!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Continua extremamente divertido
  • Maior variedade de esportes
  • Controles de giroscópio funcionam perfeitamente
  • Multiplayer mais dinâmico
  • Modo online está no ponto!

Contras

  • Poderia ter mais alguns esportes
  • Acessório da perna não é muito útil
  • Sistema de loot box para desbloqueio de itens é desmotivador
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x