Conecte-se conosco

Reviews

Review – Pixel Game Maker MV

Publicado

em

PGMMV bg Gamerview

Além de jogar, absorver e vivenciar os games, muitos de nós possuímos uma vontade imensa de criar nossos próprios mundos. Logo, começamos a planejar personagens, escrever histórias, imaginar inimigos e situações para nossos personagens viverem. Assim, ferramentas como o Pixel Game Maker MV da Kadokawa Corporation entram em cena.

Trazendo uma interface convidativa, tutoriais e o necessário para criarmos nossos primeiros esboços, Pixel Game Maker MV é uma grande porta de entrada. Ainda mais com a crescente comunidade do software, seja no Steam, fóruns pela internet ou no Discord. Você definitivamente não estará sozinho durante essa jornada de criação.

Mãos à obra

Há tempos venho procrastinando para começar um projeto próprio neste meio. Nos tempos áureos de adolescente, criei muitos projetos no RPG Maker, mas eram como o nome diz, projetos. Logo, quando a oportunidade de utilizar o Pixel Game Maker MV surgiu, resolvi abraçá-la.

Imagem de Pixel Game Maker MV
Mesmo simples, é possível criar obras incríveis com ele.

Totalmente diferente, mas ainda assim com um toque visual “familiar”, apanhei um pouco no começo até mesmo para importar arquivos externos, mas tudo está funcionando como era de se esperar. O programa é leve e fluido, não exigindo uma máquina tão potente para aproveitá-lo ao máximo, algo um tanto quanto necessário com engines como Unity e Unreal.

Logo de cara, Pixel Game Maker MV oferece ao usuário dois tutoriais para projetos já inclusos no programa. Um deles um side-scroller e o outro um jogo top-down, dando já de cara texturas, fundos, personagens, inimigos e trilha sonora. Com base nestes curtos tutoriais, os desenvolvedores irão aos poucos encaixando suas ideias.

O código do programa é bem escrito, o que torna os projetos bem fluidos e agradáveis aos olhos, mostrando que, com dedicação e paixão, é possível criar projetos bem complexos e divertidos. Posteriormente, é possível ver como adicionar camadas sobressalentes aos jogos: barras de vida, contadores e pontuações.

Imagem de Pixel Game Maker MV
Tiles de graça dando sopa? Manda pra cá!

Uma vez que já tenha começado a criar seus primeiros projetos, o programa oferece inúmeras ferramentas e materiais para dar vida aos seus mundos. Pixel Game Maker MV sempre mantem as ferramentas necessárias a vista, facilitando a programação e criação dos jogos.

As opções são inúmeras: ao colocar um simples ladrilho, o usuário pode editar suas cores, interações com personagens e cenários, tamanho e caixas de detecção. Logo, o próprio programa irá te fornecer o suficiente para os primeiros passos. Quando estiver mais confiante, é possível importar projetos próprios.

PGMMV 05 Gamerview
Sempre teste a física dos objetos antes de adicioná-los.

Papel, caneta e muita imaginação

A animação, em um jogo dos gêneros explorados na ferramenta, é algo fundamental. Claro, ninguém espera que você vá tirar um Castlevania Dawn of Sorrow da manga logo de cara. Mas assim que estiver mais familiarizado com a ferramenta é possível adicionar e criar suas próprias animações para personagens, criaturas e objetos.

Pixel Game Maker MV também ajuda nesta parte, oferecendo inúmeros modelos de teste e de apoio. Assim o usuário pode usa-los como base para criar novos sprites, dando ainda mais liberdade criativa para os mesmos.

PGMMV 06 Gamerview
Hora de fazer aqueles cursos que comprei valer a pena.

Na aba Objects é onde o bicho pega, onde a programação ocorre. Nesta opção decidimos as interações de objetos e cenário, objeto e personagem e tudo mais. Ainda estou apanhando um pouco nessa seção, mas acredito que graças a algumas vídeo aulas e um pouco do material do programa, logo pegarei a manha.

Em Resources, podemos determinar imagens, fontes, textos, vídeos, efeitos sonoros, vozes. Em Transitions podemos criar o layout do mundo do jogo, no caso as transições entre níveis. Por fim, Plugins é a seção onde colocamos os “adicionais” do programa, ferramentas como Cocos2d-x e Java, estendendo assim a capacidade de criação do usuário.

PGMMV 07 Gamerview
Será que um dia sai o jogo do Gamerview?

À moda old-school

Eu particularmente amo obras japonesas ao melhor estilo PC98. Para aqueles que desconhecem, são aquelas lindas imagens em pixel art que tomaram a internet ao som de LoFi/Vaporwave. Pixel Game Maker MV vem com diversos títulos que tentam emular a experiência visual desta época. Infelizmente, grande parte está em japonês, mas não deixam de ser ótimas fontes de inspiração e aprendizado.

Jogos como Snatcher, Policenauts e até mesmo a série Ys começaram lá, o que prova que com pouco é possível criar o inesquecível. O programa não saiu 100% no lançamento, faltando coisas como opção para exportar arquivos (já corrigido com update). A melhora é continua e até os controles de Xbox e Playstation já vem configurados diretamente no programa.

Imagem de Pixel Game Maker MV
Okay, se isto foi feito em 1900 e bolinha, eu dou conta também!

Um ponto importante a ser reforçado é a falta de informação relacionada à programação dentro do programa. O programa em si mostra aos usuários como utilizar e “programar” durante os tutoriais, mas logo em seguida fica a critério do mesmo buscar informações adicionais na web.

A falta de salvamento em nuvem também faz falta em um programa do gênero. Mas nada que um serviço de nuvem como Google Drive ou um HD externo não resolvam, assim diminuindo a chance de perder algum backup no caso de imprevistos. O fato do programa também não possuir uma localização PT-BR pode ser um obstáculo para alguns.

Imagem de Pixel Game Maker MV
Um passo de cada vez, pequeno gafanhoto.

Nunca desista de aprender

Ainda tenho muito a aprender utilizando a ferramenta do Pixel Game Maker MV. Para aqueles que desejam ir além dos stage editors de games famosos e começar seus próprios trabalhos, esta é uma boa pedida. Assim como é de se esperar, com dedicação e perseverança, é possível que você crie jogos fantásticos.

O programa possui um período de testes de 30 dias. Então caso esteja se sentindo aventureiro e pronto para dar seus pontapés iniciais no mundo da criação de games, Pixel Game Maker MV é mais do que recomendado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Software intuitivo, fácil de usar
  • Comunidade prestativa

Contras

  • Difícil de aprender completamente
  • Ausência de sistema na nuvem
  • Pouca informação sobre programação
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x