Conecte-se conosco

Reviews

Review – Pokémon Unite

Publicado

em

Pokémon Unite

Juntar o gênero MOBA, que é um fenômeno dos Esports com uma das maiores franquias do entretenimento, como os monstros de bolso mais famosos do mundo é, sem dúvida, uma receita infalível de sucesso. Pokémon Unite não é pioneiro em trazer ao jogador a experiência de controlar os movimentos das criaturinhas, já que outros jogos como Pokémon Mystery Dungeon e o Pokkén Tournament traziam essa variação.

Entretanto, a experiência do novo título se assemelha mais à sensação de assistir o anime da série, com partidas bem agitadas e reviravoltas imprevisíveis. Você está enfrentando oponentes menores e aumentando de nível enquanto o alerta aparece na tela: uma de suas bases está sendo invadida. Você corre para lá e vê o time rival tentando um ataque, restando a você e seus aliados impedirem a invasão. Às vezes você evolui nesse confronto e vence. Outras, acaba derrotado. Em qual lado disso estará, só depende de suas habilidades dentro da arena.

MOBA e Pokémon combina?

Como um entusiasta de MOBA, eu já estava com grandes expectativas quando se tratava de Pokémon Unite. Assim que comecei a jogar o tutorial, já senti que a gameplay me agradava com controles bem fáceis de aprender e um gráfico agradável. Nada muito elaborado, mas com um design cativante que só a franquia possui. Logo que comecei já me deparei com um problema que me persegue até hoje: como eu posso escolher um deles se eu quero jogar com todos? Com as opções oferecidas no começo, eu segui a intuição e escolhi o monstrinho com a personalidade mais parecida com a minha, o sonolento e bem-humorado Snorlax.

snorlax menu
Você pode selecionar um Pokémon como favorito para ele ficar ao seu lado.

Ao jogar a minha primeira partida pude notar algo que me animou muito em relação ao jogo, os personagens possuem animações únicas e modos de jogar totalmente distintos. É necessário testar diversas vezes o mesmo combatente para ter entendimento completo de suas habilidades e vertentes, assim como combinar com outros monstrinhos e compreender melhor suas fraquezas.

Outro fator que me surpreendeu em Pokémon Unite foi a contagem de pontos do título que não é disponibilizada durante a partida. Existem só alguns momentos em que uma mensagem informa se seu time está ganhando ou perdendo, ferramenta bem interessante para manter o time todo totalmente dedicado a lutar até o fim, uma sensação parecida com a experiência oferecida na série Splatoon. Esse fator de somente no final, depois de muito suspense, a equipe vencedora ser anunciada é o que me fez vibrar mais alto do que eu deveria nas madrugadas de jogatina.

Para alguém que gosta de jogos do gênero e sempre acompanhou a franquia Pokémon, era bem fácil gostar da ideia desse jogo. Porém, e pra quem só joga MOBA e não tem muita experiência com a série? E para os adoradores do Pikachu que nunca jogaram um “lolzinho” ou um Dota 2, será que vale a pena? Sei que essa dúvida está na mente de vocês e estou aqui para esclarecê-las.

lobby moba x pokemon
Momento de avaliar o time inimigo e traçar a estratégia perfeita!

Para os jogadores com mais afinidade com o gênero, Pokémon Unite traz uma experiência mais descontraída do que outros títulos semelhantes. O jogo permite um posicionamento mais flexível. levando mais diversidade de estratégias, além de contar com um leque de personagens que diferem bastante. Um fator que pode ser um pouco frustrante são os poucos recursos no lobby para as partidas rankeadas, não há muitas dinâmicas de banimento e escolha prévia de posições.

Além disso, você precisa batalhar bastante para obter todos os itens. Mesmo com todos esses fatores que citei, a TiMi Studios e a Tencent tem um trunfo nas mãos que se chama “fator de diversão”. Quando você está dentro da dinâmica, vê as partidas cheias de adrenalina e emoção, acaba nem percebendo nada disso e apenas mergulha no confronto. Nada mal para a estreia dos monstros de bolso nas grandes competições online.

bem vindo ao moba pokemon
Completar as missões do tutorial é essencial para desbloquear novos recursos.

Já os fãs da série terão a oportunidade de conhecer como funciona um MOBA de maneira bem agradável, afinal de contas o jogo traz uma design limpo e que permite o fácil entendimento. Uma das grandes qualidades de Pokémon Unite é que o trabalho em equipe será a melhor ferramenta para vencer as partidas. Se você ou o adversário tiverem os melhores itens, uma equipe coordenada e focada em marcar pontos, vencer será apenas uma consequência do esforço conjunto.

Basta pensar em como todos os jogos principais se portaram. Você tem consigo um time de seis criaturas, quais cobrem uma a fraqueza das outras e unidas te fazem atingir o posto de Campeão. Aqui segue a mesma ideia. Você e seu time terão de se unir para alcançar o objetivo que é marcar a maior quantidade possível de pontos para evoluírem e se tornarem fortes o bastante para protegerem suas bases nos últimos minutos.

pikachu menu
Com ataques rápidos e potentes, Pikachu faz um estrago no campo de batalha.

As regras gerais de Pokémon Unite

Pokémon Unite segue o formato de 5×5, assim como League of Legends e Arena of Valor, cujas partidas são velozes 10 minutos. Porém, o seu sistema de torres se difere totalmente do que já foi apresentado no gênero. Para reunir pontos é necessário abater monstros selvagens ou do time inimigo. Assim que este passo estiver pronto, corra para enterrar nas bases do time oposto, como se fosse uma cesta de basquete.

Dessa vez não teremos torres que atiram em caso de jogadas mais ousadas, elas atuam como estruturas mais defensivas que dão vantagem ao time defensor para protegê-las, permitindo team fights intensas e divertidas. Além disso, o trajeto entre as diferentes bases aliadas possui um fluxo de velocidade, que te favorece caso seja necessária uma fuga veloz em situações de risco.

gameplay talon
Se o inimigo não está defendendo a torre, é hora de marcar pontos!

O MOBA conta com 3 modos de jogo: Standard Battle, Ranked Battle e Quick Battle. O primeiro a ser habilitado em Pokémon Unite é o Standard Battle que permite partidas contra CPU ou outros jogadores de diversos níveis de experiência. As batalhas acontecem no mapa Remoat Stadium que é a arena padrão do jogo, nesse modo também é possível experimentar alguns personagens bloqueados com o sistema de rotação presente no roster.

Já o Ranked Battle segue o mesmo formato da Standard Battle com partidas de 10 minutos e 5×5 , entretanto, só poderão ser usados Pokémon já habilitados. Nessa modalidade as partidas vencidas concedem pontos para que o jogador possa subir de Ranking e conquistar recompensas de acordo com seu desempenho.

E para descontrair das partidas competitivas da Ranked, o Quick Battle de Pokémon Unite é um modo composto por partidas de 5 minutos e equipes compostas por 4 ou 3 jogadores. Inicialmente tive a impressão de que seria muito pouco tempo para explorar todo o mapa, mas as diferentes dinâmicas proporcionadas pelos três mapas torna a partida ainda mais eletrizante.

quick gastly
Em meio aos insetos de Auroma Park, o gigante Regigigas aguarda por um confronto.

Nem tudo são Roselias

Anunciado em 2020, Pokémon Unite não foi muito bem recebido pelos fãs, tendo seu primeiro vídeo de apresentação deletado pelo número de dislikes e críticas. O canal oficial da franquia Pokémon chegou a postar o vídeo novamente, onde até hoje acumula mais reações negativas do que positivas. Na época, a ideia de um MOBA misturando o universo dos monstrinhos de bolso não foi muito bem aceita pela comunidade.

Além disso, ocorreu também a grande expectativa do público pelo anúncio dos remakes da quarta geração, que por sua vez, foi revelado apenas em 2021 junto a Pokémon Legends: Arceus. Ou seja, a frustração estava mais voltada à Game Freak e para a Nintendo do que para o próprio jogo. Esse debate esquentou os diversos fóruns e era um consenso que o título receberia um hate independente de qualquer informação que surgisse.

Imagem do review de Pokémon Unite
Raboot é rabugento, mas gostamos dele.

Apesar dessa primeira impressão negativa do jogo, a desenvolvedora TiMi Studios, que também é responsável por jogos como Arena of Valor, seguiu com o projeto de maneira sorrateira. Ela divulgava muito pouco o progresso do desenvolvimento do jogo, deixando a situação esfriar para poder mostrá-lo em ação. Esse ar de mistério e expectativa conseguiram virar o jogo a favor da produção, transformando as reações negativas que aconteceram em um primeiro momento em uma legião de pessoas ansiosas para o lançamento do título.

Mesmo que Pokémon Unite esteja com salas cheias de jogadores e o público tenha respondido bem ao lançamento, ainda há alguns pontos que devemos debater em relação ao game. Um deles é o delay no menu e crash. Atualmente é uma reclamação comum entre os jogadores, qual apesar de não afetar a partida em si, torna a navegação um pouco lenta. Este problema também afeta o momento de escolha dos personagens antes da partida, podendo gerar confusão na hora de pensar na composição do time.

erro de
O menu inicial traz esse problema de forma recorrente.

O menu também tem problemas de crash, é necessário reiniciar o jogo quando se dá pausas mais longas. Além dessas adversidades, em jogadas com muitos jogadores ao mesmo tempo, algumas quedas de FPS podem acontecer, mas não afeta de maneira expressiva o andamento da batalha.

No modo Ranked, para fomentar a competitividade dos jogadores, não há muitas diferenças entre essa modalidade e a Standard Battle em termos de gameplay. É possível ressaltar apenas as recompensas que são atribuídas de acordo com o ranking conquistado, mas à parte disso, o modo rankeado é apenas uma versão simplificada do modo standard. A maior diferença entre elas é que você não pode usar personagens que você não tenha desbloqueado.

A comunicação dentro do jogo também é um aspecto que deixou a desejar, com ausência de comunicação por voz durante a partida por causa das limitações do Nintendo Switch. Isso acaba prejudicando o aspecto mais importante do gênero que é a cooperação, é muito comum ver jogadores mais distraídos que não perceberam o momento de recurar, permitindo que o time inimigo marque diversos pontos sem nenhuma defesa. No contato disponível é permitido indicar a posição, mas isso não impede que outros do time também ocupem a mesma função, o que pode gerar uma composição totalmente desequilibrada à equipe.

gastly mapa
Haja coordenação para se comunicar e aplicar as habilidades ao mesmo tempo!

Em Pokémon Unite existem diversos itens que podem ser comprados ou melhorados via microtransições, que por sua vez, podem gerar uma vantagem ao jogador que estiver mais disposto a abrir a carteira. Entretanto, é possível obter tudo no jogo se você tiver disposição e paciência para cumprir as missões e esperar um pouco mais para acumular tais recursos. Óbvio que as empresas precisam de recursos para manter os servidores ativos e gerar lucros, mas dá para jogar na calma.

Em minhas jogatinas, não consegui sentir uma desvantagem entre jogadores que gastaram mais ou menos com o jogo. As microtransações permitem que você acelere o processo de evolução dos seus equipamentos, mas o interessante da dinâmica trazida pelo jogo é de que a cooperação entre os integrantes e a estratégia são ferramentas muito mais importantes do que qualquer item utilizado. Até o momento acredito que não posso acusá-lo de ser um “Pay-to-Win”.

vitoria
Não esqueça de dar aquele joinha para seus colegas de equipe.

Produzido pela subsidiária da Tencent, ou seja, a maior empresa do mundo dos Esports, estas pequenas complicações tornam as leves falhas de delay no menu e a falta de ferramentas para comunicação problemas mais difíceis de se compreender. Já foi indicado pelo Twitter oficial do Pokémon Unite que novas atualizações virão, então há esperança de que essas falhas sejam corrigidas o quanto antes.

Mesmo com essas reclamações, o jogo entrega o que é de mais importante em um jogo: a diversão e a vontade de querer passar horas controlando os monstrinhos. A adrenalina é semelhante à assistir um jogo acirrado das Olímpiadas, o suspense de não saber quem irá vencer a partida faz com que os 10 minutos sejam ainda mais excitantes, se mostrando tempo o suficiente para consagrar mais uma vez a franquia Pokémon merecedora dos seus 25 anos de sucesso.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Variedade de personagens jogáveis e uma infinidade de outros por vir
  • Renovou o estilo com sistemas de torres divertidos que demandam a cooperação
  • Jogadores de diferentes níveis de habilidades se divertem juntos nas partidas.

Contras

  • Problemas com crash no menu e delay na escolha de personagem
  • Cenário competitivo dando seus primeiros passos
  • Comunicação que é essencial em MOBA deixa a desejar na plataforma
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x