Conecte-se conosco

Reviews

Review – Postal Redux

Publicado

em

Postal Redux

O Nintendo Switch é a plataforma perfeita para trazer jogos antigos de volta à vida. A casa do Mario e dos indies, com o tempo, também se tornou um lugar especial para um retorno saudável do passado. Entre várias remasterizações, a Running With Scissors acreditou que Postal Redux também tinha um espaço por aqui. Porém, o surgimento do título revela que ele traz mais problemas do que apela pela nostalgia.

Postal foi lançado originalmente em 1997, para PCs e 19 anos depois, em 2016, recebeu o remake de nome Redux. Para ter uma vaga ideia, ele foi banido em mais de 10 países pela sua violência e pelo plot ser algo psicótico demais, até mesmo para o público adulto. Dessa vez, é hora dos nintendistas encontrarem os horrores que o título traz, seja para o bem ou para o mal.

Existem pontos positivos?

Postal Redux é um jogo de tiro com visão isométrica, assim como os antigos GTA do primeiro PlayStation. Ele é dividido por várias fases, onde você tem de matar tudo que passa pelo seu caminho e chegar até a saída. A mesma só é liberada quando você consegue assassinar 90% das forças hostis que te enfrentam, então aqui para seguir em frente o assassinato cibernético dessa galera é obrigatório.

Apesar de toda a violência que envolve o game, é nos estágios que ele tem o seu principal destaque. Cada fase é muito diferente uma da outra e traz ambientes dos mais variados possíveis. Você pode estar numa ponte massacrando todos que encontra pelo caminho e depois seguir para uma cidade onde está ocorrendo uma passeata. Dali partir para um posto de gasolina, cheio de itens inflamáveis. E assim ele segue até o grand finale.

Imagem do review de Postal Redux
Os estágios são super criativos e o maior acerto do game.

Estas exigem que você adote estratégias muito distintas para vencer os desafios propostos. Por exemplo, você não pode sair atirando que nem um louco em campo aberto, sendo mais prudente ir sempre aos poucos e atrás de veículos ou rochas. Já nos túneis subterrâneos, se juntarem apenas dois para atirarem em você, se prepara que seu HP vai pro vermelho rapidinho. Saber como proceder em cada lugar é a chave para sobreviver e finalizar o título.

Os vários inimigos também te forçam a mudar de tática a todo momento em Postal Redux. Policiais comuns usam pistolas ou metralhadoras. Mas você não conta com uns tiozinhos que jogam uma granada em você no caminho ou até mesmo fazendeiros com espingardas. A batalha engrossa quando você se depara com membros do exército munidos de lança-mísseis ou lança-chamas. E você nem sempre poderá combater fogo com a mesma arma de seus oponentes, aí que entra o perigo.

Review Postal Redux Imagem06
Corra para a saída antes que alguém atire em você.

Outro fator, pouco conhecido pelo público geral, é o enredo. Para quem nunca o viu nem ouviu falar dele no passado, vou inteirar vocês da história. O Postal Dude, protagonista do game, acredita que é o único não atingido por uma grave doença que deixa as pessoas violentas e tenta chegar até a base militar de Paradise, onde se sentirá seguro. Porém, tudo in-game leva a crer que ele está apenas paranoico e matando todos em seu trajeto até lá.

A versão Redux traz também o conteúdo do Special Delivery, lançado posteriormente e que traz novos inimigos, armas e sons. Você pode jogá-las de forma separada nessa versão ou junto da campanha principal, cabendo a você saber como pretende desfrutar das opções. A promessa também foi de ter sua gameplay melhorada para se adaptar à atual geração de videogames, mas as coisas nem sempre saem como esperamos.

Imagem do review de Postal Redux
Será que você está sendo paranoico ou são as pessoas ao seu redor?

Postal Redux é violência pura

Porém, quem jogou o título previamente, sabe que Postal Redux nunca teve uma jogabilidade tão boa assim. E no Nintendo Switch, isso se intensifica. É horrível, tenebroso, dá bastante raiva mirar em qualquer coisa com os joy-con no modo portátil. Mesmo com o alvo em sua reta, a mira apontando corretamente e você atirando que nem um condenado, ainda assim você não o atingirá da forma como imagina.

Além disso, posso estar ficando velho, mas tudo nele é tão minúsculo que duvido que você consiga enxergar tudo de forma perfeita ali. Confesso que a melhor experiência que tive com o game foi utilizando o Pro Controller e colocando o videogame para transmitir na TV. Ao contrário disso, será irritação, mortes e a falta de visão geral que acarretará na sua fatídica derrota.

Imagem do review de Postal Redux
Se falar que viu os personagens escondidos atrás da árvore, mentiu.

Também gostaria de reclamar dos personagens inimigos, que você nunca tem como ter certeza absoluta se estão realmente mortos ou não. Alguns ainda ficam agonizando e sua barra nunca chega a 90%, outros você tem certeza de ter abatido e se levantam logo em seguida, uma bagunça.

E vou tentar ser o menos politicamente correto aqui, mas o jogo é daquele tipo que apareceria na lista de um serial killer gamer. Até mesmo o pouco texto que se intercala com a matança tem um ar psicótico e que deixaria qualquer um preocupado com a saúde mental das outras pessoas que jogarão também. Se está com problemas ou está vendo quem joga ter uma mudança de comportamento, recomendo que evite ou procure ajuda especializada com urgência.

Imagem do review de Postal Redux
Aqui até as mensagens são psicóticas.

Apesar de admirar a coragem de Running With Scissors de nadar contra a corrente e trazer Postal Redux num console da Nintendo, as falhas dele deixam a jogabilidade de uma forma tão ruim que atrapalha toda a experiência. Mesmo ignorando toda a violência, sangue, matança de inocentes e distúrbios que são claramente vistos ali, ele não traz algo digno de você ter em sua biblioteca do Switch.

A plataforma da Big N é a única a receber o jogo na atual geração, fora o lançamento dele que saiu para PCs há quatro anos. Não existe ainda previsão para ele chegar ao PlayStation 4, Xbox One ou para a nova geração, mas após ver que não melhoraram muita coisa e que a franquia principal também não está bem das pernas atualmente, arrisco a dizer que podiam aposentar a série aqui e trabalhar em algo menos problemático.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Cenários bem criativos
  • Variedade de inimigos e armas empolgam

Contras

  • Precisa de um bom zoom no modo portátil
  • A mira é uma bagunça imensa
  • Você nunca pode dar certeza de ter matado oponentes
  • Violência extrema a cada instante
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x