Conecte-se conosco

Reviews

Review – Project Nimbus: Complete Edition

Publicado

em

Projectnimbus bg gv

Eu me amarro em robôs gigantes, todos se amarram em robôs gigantes, já dizia a abertura do fadado M.E.G.A.S XLR, desenho “protagonizado” por aquele que vos fala. Brincadeiras à parte, o desenho da Cartoon Network é apenas uma das inúmeras obras que surgiram derivadas do gênero de mechas japoneses, titãs colossais de aço e metal, lutando em nome de países, federações ou planetas. Gundam, Platabor, Neon Genesis Evangelion e muitos outros moldaram essa cultura com seus robôs gigantes e agora o Switch recebe Project Nimbus: Complete Edition.

Originalmente um projeto de Kickstarter para PC e Playstation 4, Project Nimbus é um jogo que traz um universo onde as batalhas aéreas de mechas já são uma realidade. Baseado no estilo anime do gênero, o jogo consegue criar uma identidade distinta do que se espera de um exemplar desses por não apostar em personagens clichês de anime. Project Nimbus: Complete Edition foca nas batalhas entre as máquinas, deixando de lado todo e qualquer diálogo exagerado dos animes ou cenas de comédia, dando um ar mais sério a obra.

Motores ligados, armas carregadas, decolar!

Project Nimbus: Complete Edition traz a história de uma terra desolada pela guerra, a humanidade deixou as cidades terrenas para habitar os céus, em cidades suspensas no ar. Mas como sempre, apenas os abastados puderam seguir para os céus, aqueles mais desfavorecidos e mais atingidos pelos resultados catastróficos da guerra ficaram para trás na Terra desolada.

O jogo conta com três facções batalhando em busca da paz mundial, a americana CFN, a organização russa UCN e o grupo terrorista conhecido como Children of the Fallen Nations, representando aqueles que foram esquecidos pelos territórios destroçados pela guerra. O modo de campanha do jogo conta com pouca exposição, entre as missões existem cutscenes explicando o atual estado da guerra e dos personagens envolvidos nos conflitos. Antes de se iniciar as missões também é possível acessar arquivos de áudios que detalham ainda mais os acontecimentos do jogo enquanto estamos no hangar.

Projectnimbus 01 gv
Infelizmente Project Nimbus: Complete Edition é mais um game que não possui localização pt-br, apenas Japonês ou Inglês.

O lado positivo de pouca exposição é que o jogador tem mais tempo para focar no que realmente importa, batalhas aéreas entre máquinas de aço gigantes. Em Project Nimbus: Complete Edition, os mechas são chamados de Battle Frames e cada um possui sua especialidade, seu nível de complexidade e habilidade requerida. Alguns podem ser extremamente básicos, contando apenas com um armamento de mísseis, metralhadora e sinalizadores, enquanto outros podem ser extremamente versáteis, contando com hologramas, railguns ou a arma favorita dos fãs do gênero: espadas energéticas gigantes.

Talvez em uma primeira impressão o jogador acredite que Project Nimbus seja um game estilo musou, como Samurai Warriors ou Dinasty Warrios, o que pode ser uma visão perigosamente errônea. Project Nimbus: Complete Edition é um jogo de estratégia em tempo real, ou seja, o combate pode se tornar extremamente difícil caso o jogador não possua uma tática para abordar os robôs inimigos, as enormes fragatas ou outros veículos tripulados pelos inimigos. Mas caso o jogador já esteja calejado com o tipo de jogo ou já tenha jogado no PC ou Playstation, o Switch não fica atrás em proporcionar incríveis batalhas, dignas das melhores lutas nos animes do gênero, como Gundam Epyon e Wing Zero.

Projectnimbus 02 gv
Será que encontrei um oponente para Zone of The Enders como favorito?

Uma vez que esteja no campo de batalha o jogador vai ter que se preparar para enfrentar grandes frotas de inimigos, algumas vezes acompanhado, porém, na maioria das vezes, sozinho contra um numero grande de inimigos. Podendo alternar entre a visão em 1° e 3° pessoa, o jogo pode tornar o combate algo mais pessoal, permitindo que o jogador entre de cabeça no cockpit das máquinas gigantes, um detalhe muito legal desta visão é que quando se utiliza as armas, podemos ver as mesmas surgindo nas laterais e disparando, mas uma desvantagem é que no combate com espadas a tela se movimenta tanto que é fácil ficar tonto.

Quanto maior o inimigo, maior a queda

O jogo permite que o jogador acesse o arsenal dos Battle Frames ao apertar o botão L, o que faz com que o tempo passe mais devagar ao abrir a roda de armas. Podendo escolher entre mísseis teleguiados, drones psíquicos, hologramas, metralhadoras e railguns, podendo recarregá-las com o botão Y. Utilizando as setas superior e inferior é possível alternar entre os armamentos também. Com o botão A se utiliza os ataques com armas corpo a corpo, os botões B e X permitem que o Battle Frame se mova pelo eixo negativo e positivo da tela respectivamente. Com o botão ZL é possível utilizar o turbo das grandes máquinas a fim de planar e flanquear mais rapidamente os inimigos. Como se não bastasse isso, ainda existe um robô capaz de se transformar ao apertar o botão de menos do controle.

Projectnimbus 03 gv
Mesmo sofrendo downgrade em relação as versões de Playstation 4 e PC, o jogo continua lindo.

O modo campanha é relativamente curto, contando com apenas vinte e seis missões bem curtas, algumas até se atualizam in-game, mas ainda assim é uma campanha é bem curta. Mas, para não deixar os jogadores na mão, a GameTomo criou o modo Survival e WARFRONT. No modo Survival o jogador deve enfrentar ondas e mais ondas de incontáveis inimigos, cada vez mais poderosos e sedentos por destruição. Para equilibrar as coisas o jogador tem acesso a um hangar repleto de Battle Frames, cada qual com sua especialidade e vantagem nos campos de batalha. Como o ZX-05 Zavtra, recomendado para lutas contra grande número de inimigos, ou REIKU, um Battle Frame da quarta geração que carrega uma gigantesca lança capaz de atacar fisicamente ou disparar uma incrível rajada energética.

Mas a verdadeira diversão está no modo WARFRONT, que parece mais um modo história do que o verdadeiro modo história. Neste modo o jogador irá escalando lentamente os degraus de piloto, começando com um Battle Frame simples, até receber acesso aos mais poderosos titãs de aço. Com diversas missões, porém sempre repetindo o segmento das mesmas, sejam elas o assassinato de algum piloto extremamente talentoso ou a defesa das bases aliadas ao jogador de acordo com a escolha de facção feita no começo do modo. Mas não se preocupe a experiência do jogador é compartilhada entre todas, então o progresso será sempre o mesmo, independente da facção.

Projectnimbus 04 gv
Vem tranquilo REIKU, não afoba não parceiro.

O visual de Project Nimbus: Complete Edition não deixa de impressionar. Obviamente as versões de PC e PS4 são graficamente superiores, mas a adaptação para o Nintendo Switch não deixa a desejar em nenhum instante. Contando com seis níveis, que levarão os jogadores para círculos polares, estações espaciais, cidades devastadas ou grandes cidades flutuantes em emocionantes combates aéreos. A capacidade de desviar utilizando o boost dos Battle Frames deixa tudo ainda mais estilizado como um anime que ganhou vida em jogo, a velocidade e movimentação das máquinas impressiona qualquer espectador.

A trilha sonora que acompanha o jogador tanto nos menus quanto nas batalhas também não fica para trás quando o assunto é imersão. O trabalho na parte de sonoplastia do jogo foi muito bem feito, as armas não abafam os sons dos comunicadores, nem a música ofusca o som dos mísseis, disparos inimigos ou as turbinas de outras máquinas. Posso dizer que o maior problema do jogo é a questão de que sem o auxílio de mira o jogo se torna extremamente desafiador, tendo em vista a alta velocidade alcançada pelos personagens na tela e o fato de que o modo campanha é relativamente curto para um jogo que se vende como uma história complexa de guerra e robôs gigantes, não dando muita profundidade a seus personagens e transmitindo fatos importantes apenas por audiologs, tal qual Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

Projectnimbus 05 gv
Parece Gundam, controla como Gundam, mas não é Gundam.

Ama robôs gigantes? Ama desenhos Japoneses de máquinas colossais pilotadas por adolescentes? Então Project Nimbus: Complete Edition é a pedida certa para você. O jogo traz uma visão mais adulta em relação às personagens e como elas agem em relação a guerra, poucos são os fatos que podem afastar os jogadores do jogo, o combate é prazeroso, as cutsenes são bem feitas para o console e no geral o jogo funciona melhor do que esperado. Então monte em seu Battle Frame, decole e domine os céus com suas habilidades de piloto!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Excelente sistema de combate aéreo
  • História etilo animê, com um toque mais realista
  • Diversidade de Battle Frames
  • Sistema de jogo divertido
  • Modo WARFRONT compensa a curta campanha

Contras

  • Pequeno downgrade nos gráficos
  • Difícil se acostumar com a falta do auxilio de mira
  • Fatos importantes estão apenas nos audiologs
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x