Conecte-se conosco

Reviews

Review – Russian Subway Dogs

Publicado

em

Russian Subway Dogs bg

Você sabia que os metrôs da Rússia abrigam muitos cachorros? Não só isso: eles aprenderam a embarcar e desembarcar nas estações desejadas. Tal realidade virou inspiração para Russian Subway Dogs, em que você precisa lidar com o dia a dia dos cães que sobrevivem no sistema metroviário. O jogo indie no estilo arcade, criado e distribuído pela Spooky Squid Games (formado por uma dupla canadense), é extremamente divertido e pode facilmente fazer você jogar por muitas horas, seja sozinho ou com os amigos. Não se deixe enganar pelo visual fofinho: conseguir alimentos não será uma tarefa fácil. Existem outros perigos mais preocupantes do que os dobermans e poodles, que irão correr e pular para pegar suas Shawarmas.

O Ploritarigato confia em você!

Russian Subway Dogs é um jogo diferente de tudo que já vi. Ele busca inspiração na guerra de classes e mistura isso com bom humor, apresentando um universo onde cães e gatos abrigados nos metrôs precisam arranjar uma maneira de dividir a comida adquirida após assustar os humanos. Liderados pelo Ploritaricat, um gato que parece ter incorporado Lenin e que usa uma estilosa roupa de comandante da URSS, o nosso herói (chamado de Subway Dog) e outros animais devem coletar comida enquanto realizam diversas missões, como impedir que outros animais roubem a comida ou não ser acertado por velhas babushkas.

Os humanos só podem ser assustado enquanto estão de costas para os animais, que ao latir ou miar fazem com que elas lancem para cima suas deliciosas refeições. Uma vez lançadas ao ar, cada prato tem um determinado valor de pontos que irão encher a barra de energia do jogador, que está sempre diminuindo. Inclusive o ato de latir e miar também fazem com que essa barra diminua, portanto é preciso pegar muita comida pois saco vazio não para em pé.

Russian Subway Dogs 30 07 2018 20 12 36
Os gatinhos estão orgulhosos e felizes porque o banquete está chegando!

Como todos sabem a Rússia é extremamente fria. A comida esfria muito rápido e o jogador precisa estar sempre preparado para executar pulos complicados para pegar a comida antes de cair no chão. Se cair, os pontos da comida são reduzidos pela metade. Há também outras formas de multiplicar os pontos dos deliciosos pratos: caso veja alguém bebendo, ajude a pobre alma a tomar o caminho certo na vida e o assuste, fazendo com que sua garrafa de vodca saia voando. Aí é só fazer ela quicar pra longe de você para cair próximo dos humanos, causando uma explosão – afinal, são batatas radioativas de Chernobyl – que dobra os pontos das comidas que eles carregam.

Fora isso ainda é possível pegar xícaras de café, que irão deixar os animais ainda mais rápidos, e usar molhos picantes para soltar bolas de fogo ou deixá-los cair no chão para expulsar alces e ursos.

Russian Subway Dogs 30 07 2018 20 16 19
Os cenários são baseados nas belas estações de metro da Rússia.

Os cães inimigos estão sempre à espreita, chegando junto com as pessoas nos vagões de trem, e apenas as explosões podem mandá-los embora. Caso um alce ou urso apareça, aí a história é outra: ao atravessarem a tela, essas feras irão assustar tanto os animais quanto os humanos. É possível imobilizar as feras temporariamente ao latir, mas a melhor tática é usar a garrafa de vodca ou o molho apimentado para assar suas carnes deliciosas.

As velhas babushkas carregam salmões como se fossem a espada do Cloud, de Final Fantasy 7. Caso o jogador latir na frente delas, é bom se preparar pra tomar uma peixada para ficar esperto. Felizmente Russian Subway Dogs só possui dois comandos (pular e latir), então é fácil escapar dos inimigos e manter os combos rolando.

Além do Subway Dog, o jogador poderá usar outros personagens como o próprio Ploretarigato, o bode de Guacamelee!, os Shibas de Va-11, a gatinha de They Bleed Pixels, os gatinhos de Lovers in a Dangerous Spacetime e outros.

Russian Subway Dogs 30 07 2018 20 16 54
Liberar diversos personagens é uma das coisas mais divertidas do game.

Na Reversal Russa, o cão obedece o gato

Contando com um sistema de níveis simples, o jogador pode escolher os níveis que são mostrados como estações em um mapa de metrô. O jogador tem um tempo determinado para cada fase e três objetivos. Ao completar um objetivo o jogador ganha um osso; os ossos são usados para liberar os próximos níveis, então é sempre bom estar com o número exato. As estações são todas representações artísticas das mais belas estações de metrô espalhadas pela Rússia. São todas lindamente construídas: algumas parecem corredores de castelos, museus e mansões, sendo as mais famosas as de Moscou e São Petersburgo.

A trilha sonora é extremamente agradável para um jogo arcade, mantendo o clima sempre divertido e animado. Com base na cultura Gopnik, as músicas são carregadas de sons eslavos e bálticos, criando uma composição extremamente icônica. Um trabalho espetacular assinado por Peter Chapman, mais conhecido como COINS! e responsável por trabalhar em Guacamelee!, LittleBigPlanet Karting e Modnation Racer. Terminado o modo história, os jogadores podem se desafiar no modo Endless, que dura até onde a habilidade do jogador permitir.

Russian Subway Dogs 30 07 2018 20 12 53
Para aonde vamos hoje, Cãomarada?

Russian Subway Dogs é uma aventura maluca e rápida, que não exige tempo do jogador para que ele se sinta satisfeito com a jogatina. O tempo passa rápido porque, de fato, o game vicia. Cada fase é única, apresentando pratos, inimigos e bebidas diferentes para manter a experiência prazerosa e desafiadora.

Para os fãs de arcade e jogos sem pé nem cabeça com piadas ainda mais sem nexo, esta é uma ótima pedida. Agora é esperar sair também para smartphones, já que suas mecânicas funcionam perfeitamente para um jogo casual mobile.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Ideia original e muito bem executada
  • Comandos simples e fáceis de aprender
  • Pixel art estilo Game Boy Advance
  • Altamente viciante

Contras

  • A barra de energia, geralmente, esgota rápido demais
  • A obrigatoriedade de pegar todos os ossos, forçando o jogador a repetir as fases, cansa um bocado
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x