Conecte-se conosco

Reviews

Review – Sackboy: A Big Adventure

Publicado

em

Sackboy A Big Adventure bg

Sackboy: A Big Adventure vem para mostrar que a palavra Little definitivamente não combina mais com as aventuras do nosso pequeno e carismático bonequinho de pano, pois sua nova jornada é gigantesca! Seria este o motivo deste jogo não se chamar LittleBigPlanet 4? Sinceramente não sei, mas posso garantir que mesmo sendo um tanto diferente, este jogo abusa da criatividade, trazendo vastos ambientes e interações conhecidas vistas por outros ângulos. O resultado disso é uma jogatina divertida, frenética, repleta de conteúdos e claro, muita fofura.

Desenvolvido pela Sumo Digital, essa nova história te coloca em um mundo de plataformas 3D, sendo essa a primeira grande diferença entre este título e a série LittleBigPlanet, onde as fases eram em 2.5D. Mas as novidades não param por aí, pois a aventura introduz novos equipamentos e habilidades para o personagem, muitas vestimentas e vários outros colecionáveis escondidos em puzzles que são realmente divertidos de solucionar, enquanto você se surpreende com o visual e a trilha sonora dos planetas da Imagisfera.

Salvando o mundo da imaginação

O universo da Imagisfera é feito puramente de ideias e criatividade, onde todos contribuem para a formação deste lugar, inclusive você. Sim, você mesmo! É através desta reunião de pensamentos que o fabuloso planeta Artemundo foi criado e nele vivem os pequenos e carismáticos sackianos. Sackboy: A Big Adventure começa quando Vex, o criador de pesadelos e mestre do alvoroço, invade o colorido vilarejo do tear para espalhar o mais completo caos.

Imagem do jogo Sackboy A Big Adventure
Não, não dá para personalizar a cápsula.

Este ser bobo e nefasto planeja consumir esse lugar fantástico para torná-lo feio e desolado, um verdadeiro pecado contra essa fofura. Seus planos diabólicos envolvem a construção de uma engenhoca misteriosa e, para a mão de obra, ele cruelmente sequestrou todos os sackianos, com exceção do nosso querido Sackboy, que conseguiu escapar em sua cápsula. Você deve se lembrar dela, não? Sua missão agora é derrotar Vex, salvar o Artemundo e claro, resgatar seus amigos.

Mesmo que soe simples e infantil, Sackboy: A Big Adventure é emocionante e lotado de boas surpresas. A história está bem construída e, seja lá qual for a sua idade, ela vai te prender facilmente. Um dos motivos é a incrível dublagem em português que, com certeza, ajuda a manter o entusiasmo durante a aventura, mas essa soma também inclui a diversão e o conteúdo que as fases oferecem. Sério, será difícil largar o controle.

Imagem do jogo Sackboy A Big Adventure
De frio eu não vou morrer.

Neste jogo, diferente de LittleBigPlanet, as fases são em plataformas 3D e isso parece ter provido ainda mais recheio para os níveis. Com essa câmera, a Sumo Digital conseguiu explorar a criatividade para inserir diferentes tipos de inimigos que formam até algumas plataformas peculiares. Eles até conseguiram reinventar botões e interações conhecidas da série anterior. Tudo isso torna esse mundo mais robusto e cheio de lugares para explorar, mesmo que a liberdade de personalização tenha diminuído um bocado.

Explorando novos planetas

Você viajará por cinco planetas visitando diferentes níveis para coletar as esferas dos sonhadores, que serão imprescindíveis para o seu progresso em Sackboy: A Big Adventure. Além disso, são elas que eliminam a energia maligna do Alvoroço, o poder lançado pelo Vex. Neste jogo, você poderá percorrer pelo mapa para escolher as fases, mas há outras coisas para se fazer por lá. É possível, por exemplo, visitar a tenda do Zom Zom que, com toda sua simpatia e elegância, oferecerá as roupas e acessórios mais cobiçados da moda sackiana.

Imagem do jogo Sackboy A Big Adventure
O Zom Zom tem as melhores roupas da Imagisfera.

Como você já deve ter percebido, não há nada de menu Popit por aqui. Aquele menu onde podíamos, a qualquer momento, personalizar o Sackboy e realizar outras ações pode fazer falta para quem se acostumou com tanta liberdade. A verdade é que esse não é um LittleBigPlanet, mas que fique claro, isso não é ruim! É possível personalizar seu bonequinho, porém somente nesta tenda, enquanto que nas fases o foco fica na ação e nos puzzles.

O mapa possui passagens secretas que não são tão secretas assim. Elas te levam para fases isoladas em outros planetas e assim você pode ter uma noção dos desafios que vai enfrentar adiante, o que é bem legal – mas o acesso para tais passagens poderia ser um pouco mais escondido. Além disso, você poderá encontrar desafios bônus do Zom Zom que vão render mais Collectabells, itens necessários para comprar os figurinos.

Imagem do jogo Sackboy A Big Adventure
O ciclo sem fim.

O percurso do mapa oferece fases variadas que possuem diferentes objetivos e quantidade de colecionáveis. Acredite, são muitos itens! Geralmente os níveis possuem atividades como coletar esferas dos sonhadores, resolver o puzzle bônus, fazer três diferentes pontuações entre outros. As tarefas recompensam com figurinos e adesivos. Tudo isso rende fases lotadas de itens para coletar e nem todos serão difíceis – talvez um ou outro pode dar trabalho, mas será que você consegue pegar todos eles?

Por falar em adesivos, em Sackboy: A Big Adventure eles só servem para preencher um álbum de figurinhas e serão colocados automaticamente por lá. Ou seja, não dá para encher as fases com adesivos aleatórios, o que é uma pena. Mas não fique triste, anime-se e coloque um sorriso nessa cara. Isso é sério, é possível modificar as famosas expressões do personagem, fazer movimentos pré-configurados ou ações com os analógicos e movimentos do controle, o que rende poses hilárias.

Imagem do jogo Sackboy A Big Adventure
Se liga no visual deste chefão.

Dentro dos cenários você será tomado por uma beleza tão encantadora que é difícil imaginar como isso poderá ficar ainda mais bonito no PlayStation 5. Os ambientes são repletos de detalhes e texturas que misturam diversos tipos de tecidos e papéis, tão mágico e tão lindo! Uma verdadeira demonstração das aventuras que nos esperam na nova geração, ainda mais com o controle DualSense que promete sensações inéditas. Mal posso imaginar como será tudo isso.

Lidando com situações inesperadas

Mais surpresas surgem através dos quebra-cabeças criativos e engraçados, que são capazes até mesmo de apresentar situações independentes do que está acontecendo neste universo, como uma reunião de adoradores da esfera de sonhadores que não vão ficar contentes ao ver você tentando pegá-la. Há inúmeras situações inusitadas esperando por você em Sackboy: A Big Adventure e todas elas são muito engraçadas, tornando esse título perfeito para jogar em família ou com os amigos.

Imagem do jogo Sackboy A Big Adventure
Assustadoramente fofo.

A trilha sonora é espetacular, onde alguns cenários até acompanham o ritmo da música. Vai ser impossível jogar com o volume baixo quando você perceber, por exemplo, que um nível foi construído com a música Uptown Funk de Mark Ronson e Bruno Mars – a festa vai ser demais, acredite! Mas há uma surpresa ainda melhor para nós tupiniquins: em um cenário toca uma canção brasileira e trata-se de Baianá, uma música tradicional do grupo folclórico Baianas de Santa Luzia, lá de Maceió, porém aqui temos a versão adaptada pelo grupo Barbatuques. O resultado é arrepiante. Sem dúvidas, essa é uma bela adição e tem muitas outras para você descobrir.

São tantas coisas para fazer e inimigos para derrotar em Sackboy: A Big Adventure que, com certeza, rendem uma longa jogatina, mesmo nas fases mais curtas (isso se você for daqueles que não deixa nada para trás). E se você se sentir sozinho neste mundo maravilhoso, saiba que é possível convidar até três amigos para uma jogatina cooperativa local em todas as fases.

Imagem do jogo Sackboy A Big Adventure
Mesmo que pouco, a dificuldade cresce durante a progressão.

É necessário de amigos localmente para completar algumas fases específicas, mas se realmente não conseguir reuni-los, saiba que uma atualização está planejada para o final deste ano, onde será adicionado um modo online e talvez isso ajude nestes desafios. Seria interessante se houvesse a possibilidade de usar um BOT para concluir esses níveis.

Enfrentando uma leve ameaça

No geral, Sackboy: A Big Adventure tem um nível de dificuldade baixo, mas vale lembrar que o jogo é voltado para o público infantil, então não será tão difícil progredir nesta jornada. Inclusive há opções que tornam a jogatina ainda mais acessível, como habilitar vidas infinitas. O menu tem ainda outras alternativas para você ajustar sua experiência da forma que mais lhe agradar.

Imagem do jogo Sackboy A Big Adventure
O Sackboy está no caminho para se tornar um cavaleiro.

Aqueles que querem fases mais complicadas podem experimentar os desafios de Cavaleiros Tricotados: são 15 níveis que trazem percursos com limite de tempo e, obviamente, muitos obstáculos. Ao concluí-los você libera um percurso maior e ainda mais difícil. No final, você receberá uma bela recompensa. Isso vai agradar aqueles que querem mais dificuldade, embora as fases normais poderiam oferecer isso de alguma maneira.

Durante seu progresso, é possível encontrar objetos que serão úteis como um peixe-dourado, que é ótimo para esbofetear inimigos, ou um guarda-chuva que dará impulso para um pulo maior. Mas além deles você também vai se deparar com um bumerangue, um tipo de cola para os pés que lhe dará a habilidade de andar nas paredes, um gancho que ajuda a se pendurar e diversos outros equipamentos que deixam a jogatina mais dinâmica e cheia de interações divertidas. Ufa, são muitas coisas, não é mesmo?

Imagem do jogo Sackboy A Big Adventure
A criatividade é sem limites.

E se você, assim como eu, estava preocupado com a versão de PS4, achando que ela não teria tantos cuidados por se tratar de um jogo cross-gen, já pode se animar. Essa experiência não apresenta grandes problemas, mas as vezes ocorre um pequeno delay no carregamento de texturas e as telas de carregamentos podem ser um tanto demoradas. Ainda assim, não são coisas que diminuem a diversão e a beleza desta produção.

Sackboy: A Big Adventure faz jus ao nome: é realmente uma grande aventura com boa variedade de fases, muitos itens para coletar, uma excelente trilha musical e muitos puzzles para solucionar, garantindo diversão do início ao fim. Talvez não seja lá tão desafiador quanto poderia (a não ser pelos desafios de Cavaleiros Tricotados), mas sem dúvidas é um jogo de plataforma 3D indispensável e, com certeza, uma bela forma de começar a curtir o PS5.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • É realmente uma grande aventura
  • Tem muitos coletáveis
  • O visual é deslumbrante
  • É para jogar com o volume lá em cima
  • Divertido do início ao fim
  • Dá para jogar com amigos

Contras

  • Fases co-op poderiam oferecer opção de jogar com BOTs
  • Poderia ser um tiquinho mais desafiador
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x