Conecte-se conosco

Reviews

Review – Serious Sam 2

Publicado

em

serious san bg

Sou fã de Serious Sam desde o primeiro game, Serious Sam: The First Encounter, e mais ainda do The Second Encounter. Portanto, sou suspeito para analisar este game. Quem conhece Serious Sam, da produtora Croteam, sabe o que esperar: uma horda infinita de inimigos bizarros para detonar usando as mais insanas armas já vistas em um game do gênero.

A proposta de Serious Sam 2 é a mesma de Painkiller: atirar e se divertir. História? Pra quê? Se bem que Serious Sam 2 possui uma história: Sam Stone recebe a missão de viajar por diferentes mundos para coletar pedaços de um poderoso medalhão, capaz de destruir seu arque-inimigo Mental. Você consegue cada parte do medalhão ao derrotar o chefe de cada mundo.

Agora mais bonitão

Desenvolvido com uma nova engine gráfica chamada Serious Engine 2, o game ganhou cara nova e gráficos comparáveis aos de Far Cry, com direito à sequências de animação em CG. São mais de 40 fases distribuídas em mais de sete tipos de ambiente: florestas, pântanos, ruínas, tundras geladas, cidades futuristas, planetas vulcânicos, entre outros.

Imagem do jogo Serious Sam 2
Os chefes de fase dão um trabalho do cão.

Para ajudá-lo em sua aventura, foi implantado no crânio de Sam um dispositivo neurotrônico chamado NETRICSA (NeuroTronically Implanted Combat Situation Analyser), que o ajuda a lidar com diversas situações do game como desvendar enigmas, encontrar objetos escondidos e oferecer informações e estratégias para enfrentar os inimigos. Para acessá-la durante o game, basta apertar a tecla TAB.

Tem até papagaio kamikaze

O seu arsenal dispõe de 14 armas diferentes, incluindo um papagaio kamikaze chamado Clawdovic, além de granadas, itens como saúde, armaduras, munição, tesouros e potencializadores (que aumentam seu poder de fogo, por exemplo). Além das armas, agora Sam pode pilotar veículos como uma bola rotatória, um disco voador e um velociraptor, entre outros veículos divertidos. Ao contrário dos outros dois games, em Serious Sam 2 você tem vidas. Se morrer, perderá uma vida. Ao marcar muitos pontos, você adquire vidas extras.

Imagem do jogo Serious Sam 2
Sam e seu arsenal, sempre muito criativo.

Infelizmente Serious Sam 2 não saiu como eu esperava! O game apresenta uma série de problemas na jogabilidade e física, e possui mapas com exploração limitada. É possível pegar objetos, arremessá-los e até mesmo usá-los como suporte para subir em lugares altos, como em Half-Life 2. Mas esta opção não funciona direito, tornando quase impossível a simples tarefa de subir no telhado de uma casa, por exemplo.

A trilha sonora continua ótima, alternando entre músicas de ambiente e rock and roll. A dublagem do game é propositalmente ridícula e besta, o que acaba irritando em certos momentos. Já a inteligência artificial foi melhorada, mas ainda deixa muito a desejar. Serious Sam 2 o manterá ocupado com a variedade de inimigos (são 45 inimigos diferentes ao total) e com o grau de dificuldade que cada um apresenta. Aliás, terminar este game é um verdadeiro desafio contra seus reflexos, mesmo jogando na dificuldade normal.

Serious Sam 2 é bom, mas poderia ter sido muito melhor. Em comparação, este fica no chinelo de Serious Sam: The Second Encounter, exceto pelos gráficos. Pelo menos o divertidíssimo modo multiplayer cooperativo que consagrou a série continua intacto, permitindo jogar com até 16 jogadores em LAN ou on-line. E apesar do humor muitas vezes sem graça, é um game obrigatório para os fãs da série e do gênero FPS.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Gráficos animais
  • Arsenal criativo e veículos para pilotar
  • Boa quantidade de chefes de fase
  • Trilha sonora rock and roll
  • Coop com até 16 jogadores

Contras

  • Humor muitas vezes sem graça
  • Mesmo com 45 inimigos diferentes, a repetição é frequente
  • Dificuldade cruel até no "Normal"
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x