Conecte-se conosco

Reviews

Review – shapez.io

Publicado

em

shapez.io bg

Quando Henry Ford criou, em 1914, o termo fordismo, certamente ele não imaginava que a sua ideia poderia ser, além de eficiente, divertida em algum nível. Entretanto, a industria dos jogos não para de surpreender quando o assunto é criatividade e mecânicas inovadoras. Seguindo os passos de jogos como Factorio e Satisfactory, shapez.io é uma versão mais acessível desse estilo tão consagrado e complexo.

Criar linhas de produção nunca foi tão divertido. Com uma abordagem mais para o gênero de jogos incrementais, shapez.io consegue ser desafiador e simples ao mesmo tempo, demonstrando um caminho alternativo para o estilo. Jogadores veteranos dos títulos citados anteriormente poderão aplicar todo seu conhecimento por aqui e, dessa forma, maximizar a eficiência de suas linhas.

Harder, better, faster, stronger!

O desafio de toda linha de produção é a sua eficiência. Obviamente, é possível coletar os recursos manualmente ou utilizando processos simples, contudo, a automatização faz toda a diferença quando se pensa na relação custo-benefício. Começando com tarefas simples como simplesmente levar um recurso bruto de lugar até o outro, conforme a complexidade dos desafios aumenta, maior será a criatividade necessária para criar linhas de produção mais eficientes.

Contando com diversas ferramentas em seu arsenal, em algumas fases será necessário montar verdadeiras teias de esteiras para cumprir as metas. Para a sorte dos jogadores, shapez.io conta com um sistema de melhorias dentro do jogo, aumentando drasticamente a velocidade de coleta de recursos e a eficiência geral da fábrica ao custo de produzir, na maioria das vezes, recursos adicionais aos requeridos pela fase. Balancear a produção principal para passar de nível e as produções secundárias para desbloquear melhorias é um dos grandes dilemas do jogo.

shapez.io1
Alimente a máquina!

Jogadores novos no gênero poderão se perder um pouco com o conceito, mas esse jogo é a melhor introdução possível para o gênero. Em jogos similares, como Factorio, por exemplo, além de coletar uma quantidade massiva de recursos, o jogador deverá focar em defender a sua fábrica das ameaças externas, criando diferentes tipos de defesa e alterando a sua linha de produção. A unica preocupação em shapez.io é a sua linha, não sendo necessário pensar no microgerenciamento de recursos ou na proteção das suas ferramentas.

Uma grande ideia em código aberto

Uma ideia não é nada sem a evolução dos conceitos estabelecidos. Pensando nisso, shapez.io é um jogo que possui seu código aberto, possibilitando que a comunidade se inspire e melhore tudo que é apresentado por aqui. Tratando-se do projeto de um desenvolvedor, esse recurso aproxima muito a comunidade e molda o jogo de acordo com os seus anseios.

Mesmo estando disponível no Steam, shapez.io possui um demo disponível no site homônimo. Para os que estão indecisos e possuem algum interesse, é recomendável jogar pelo site e tentar se acostumar com o jogo. Por se tratar do demo, alguns recursos não estão disponíveis a versão para o navegador, mas ela dá uma boa noção do que se esperar por aqui.

shapez.io3
O modo noturno só está disponível na versão completa do jogo.

Por fim, shapez.io traz uma abordagem diferente para o conceito de jogos que simulam uma linha de produção. Focando em uma experiência mais amigável e simples, é um jogo viciante e muito criativo em suas ferramentas. A cada desafio cumprido, novas tarefas mais complexas são exigidas, forçando o jogador a levar a buscar soluções criativas para a sua fábrica. Sendo disponível em código aberto, as próximas atualizações prometem deixar essa experiência ainda melhor.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Simples e acessível
  • Bem criativo no uso das ferramentas
  • Preço barato
  • Roda em qualquer calculadora
  • Modo noturno deixa tudo melhor
  • Código aberto

Contras

  • Repetitivo depois de algumas horas
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x