Conecte-se conosco

Reviews

Review – Sniper Elite 4

Publicado

em

sniper elite4 bg

Quando Battlefield e Call of Duty resolveram encarar o mundo com suas guerras modernas, foi Sniper Elite que segurou firme e forte a temática sobre a Segunda Guerra Mundial nos games. Os admiradores desse período emblemático, que gostam da história e todo a ambientação clássica que um jogo de guerra antiga pode proporcionar, encontraram no game da Rebellion onde se apoiar quando bate a vontade de matar nazistas e virar herói.

O primeiro título foi lançado em 2005, mas a franquia só ganhou maior destaque em 2012 com Sniper Elite V2, quando uma série de melhorias gráficas foram feitas, além do gameplay aprimorado e muito mais empolgante. Atravessando Sniper Elite III (sem trocadilhos), de 2014, que teve sucesso mediano, chegamos a Sniper Elite 4, que continua a série desta vez na Itália de 1943, quando Mussolini apertou as mãos de Hitler.

sniper elite4 2

Você não está sozinho

Karl Fairburne retorna para mais algumas missões importantes. Porém agora o atirador de elite, que sempre seguiu como um lobo solitário, terá companhia. Homens da Resistência Italiana seguem na luta para libertar o país do fascismo e são eles que ajudarão Karl a atravessar alguns momentos decisivos da campanha, além do atirador também ter um papel importante na quebra de obstáculos para que as investidas do grupo rebelde tenham êxito.

Logo ele conhece Sofia, líder da Resistência, também chamada de “O Anjo”, responsável por indicar as missões para Karl, coordenar os pontos de ataque do grupo e abrir caminho para que o sniper ajude-os a acabar com a ameaça nazista. Com a inclusão de Sofia e de outras personagens, é possível conversar com alguns dos rebeldes que, por sua vez, indicam missões alternativas que ajudam na conclusão do desafio principal.

sniper elite4 7

Estilhaçando crânios

O modo Raio-X continua como o maior diferencial da série e atirar num jogo como esse ganhou outro significado. A ação deixa o jogo mais interessante, já que a habilidade de tiro conta muito para aumentar a XP. Quando o Raio-X é ativado, é possível enxergar qual parte do corpo do inimigo foi perfurado pelo projétil e, assim, ganhar pontos bem altos ao estilhaçar crânios, por exemplo. Bizarro? Um pouco. Mórbido? Talvez. Mas depois de apertar o dedo no gatilho e ver como é estar na pele de um atirador de elite, a adrenalina sobe.

Em Sniper Elite 4, a função foi melhorada com um controle de mira maior. O direcionamento acertado através dos mecanismos de ajuste da mira telescópica faz o tiro ser mais eficiente e violento. Dá pra sentir uma firmeza maior ao atirar e, ao ganhar pontos de patente ao término das missões, é possível fazer melhorias no rifle que o deixam ainda mais preciso. E quando o jogador parte para o ataque corpo a corpo também dá pra ver o estrago da porrada.

3078698-se4_3

Tudo a seu favor

Como um bom sniper, usar recursos stealth é o melhor pra conseguir avançar durante o gameplay. Nos jogos anteriores, esconder-se por trás de barricadas ou rastejar entre escombros era o mais indicado, além de serem as únicas maneiras possíveis de atravessar as hordas de alemães à frente. Em Sniper Elite 4, o jogador tem mais opções: a nova ambientação proporciona mobilidade rápida e furtiva; usar os arbustos ajudam muito na hora de esconder-se de ataques inesperados; há pontos estratégicos melhor localizados para visualizar os inimigos; telhados ou o alto de monumentos estão lá para serem explorados; e as plataformas como canos de calhas, correntes, tijolos ou vigas de madeira, ajudam Karl a chegar em lugares aparentemente inacessíveis ou a fugir de uma investida inimiga. Além disso, os inimigos interagem mais quando estes o descobrem. Os nazistas usam apitos, gritos, metralhadoras atirando para o ar e até sinalizadores para ataque aéreo em cima de Karl quando ele é visto.

Simplesmente não dá pra meter o louco e sair matando sem criar uma estratégia antes. Por isso, uma dica importante: opte por lugares altos sempre que possível e use o binóculo para marcar os inimigos que estiverem na área do engage. Quando o lugar tiver uma visão privilegiada, acerte o máximo de alvos que puder, assim, quando Karl chegar ao núcleo da missão, o sufoco será menor. Evite também atacar quando estiver cercado por inimigos. Como a inteligência dos soldados foi aprimorada, dá muito ruim querer bancar o Chuck Norris.

sniper-elite4_8

Os cenários também têm itens que podem ser usados para liquidar inimigos ou simplesmente distraí-los. Sempre com o auxílio do binóculo, marque os objetos de cena antes de usá-los. Use de raciocínio lógico e surpreenda os nazistas que vierem atrás de Karl. Isso, sem dúvida é um dos pontos fortes de Sniper Elite 4. O mapa também está enorme e até as missões menores levam um tempo considerável, por isso as possibilidades de ataque são infinitas. Fique alerta, mas abuse disso também!

Co-op, Multiplayer e o sonho maior: matar Hitler!

Com até 12 pessoas, em seis mapas diferentes, é possível encarar missões online, abusar de team deathmatch de snipers, e detonar missões em dupla para terminar o game num nível de dificuldade maior. Um dos motivos da implementação de novos personagens é a possibilidade de chamar mais amigos para se divertir junto. As partidas incluem matar o máximo de hordas inimigas possíveis e ganhar medalhas por isso. Dependendo da habilidade do jogador, dá pra subir de patente e mostrar quem é que manda com o rifle em mãos.

maxresdefault

E, como já virou tradição, a Rebellion incluiu um DLC para aniquilar o führer de uma vez por todas. Agora o jogador tem a missão de explodir um navio, com o ditador dentro. A dificuldade está na estratégia de chegar até o nazista, mas com o uso dos novos recursos, dá pra ter a sensação realista de estar enfrentando uma guerra e ganhar os méritos por isso. E quando o assunto é matar Hitler, a coisa fica séria. Questão de honra!

Sempre em frente

Sniper Elite 4 não mostra só que um gameplay de FPS pode ser renovado, como também é possível continuar explorando vários momentos da Segunda Guerra Mundial sem desgastar o tema. Novas gerações surgem e esse pode ser um jeito de mostrar a história através da ótica aprofundada que só um game pode proporcionar, atravessando as nuances de um período conturbado para a sociedade mas que ainda tem muito o que nos ensinar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Várias possibilidades estratégicas
  • Uso de itens do cenário
  • Precisão maior de mira
  • Mais artilharia

Contras

  • Bugs com soldados
  • Os gráficos podiam ser melhores
  • A mobilidade de Karl é um tanto dura
  • O campo de tiro sacaneia o jogador que quer medalha de ouro
  • O menu de troca rápida de itens é muito pequeno
1 comentário
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ragnar
5 anos atrás

Dlc para matar o Hitler?
Isso muito me interessa, como é o nome dela?

Publicidade
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x