Conecte-se conosco

Reviews

Review – Sonic Origins

Publicado

em

sonic origins bg

Se tem algum jogo que já foi mais relançado que GTA V e Skyrim juntos, certamente são os primeiros títulos do Sonic. Desde que abandonou o mercado de consoles, a Sega não poupou esforços em lançar coletânea atrás de coletânea, sempre girando em torno da trilogia do Mega Drive. Digo isso sem exagero: se você tirar um tempinho para pesquisar, vai encontrar ports dos primeiros Sonics lançados para quase qualquer geração de consoles… e para todas as plataformas de cada uma delas!

A coletânea da vez é Sonic Origins, um pacote que promete ir um pouco além de um mero port para os consoles modernos, trazendo um punhado de conteúdo novo que promete renovar a experiência de se jogar esses clássicos. Origins traz a famosa trilogia acompanhada de Sonic CD, todos com novos modos, adaptados para televisores deste século e com belíssimas animações. O único problema aqui é a forma que a Sega resolveu vender este pacote, mas a gente já chega lá.

A coletânea definitiva?

Eu já perdi as contas de quantas vezes joguei essa trilogia clássica do Sonic (em consoles diferentes, diga-se de passagem), então já estava mais do que na hora de recebermos uma coletânea que realmente caprichasse no conteúdo. Cada título presente aqui dispõe de três modos principais: o primeiro é o Aniversário, que seria a versão repaginada de cada um. Nele os jogos foram adaptados para widescreen, você possui vidas infinitas e pode escolher com qual personagem jogar. Pois é, agora dá para jogar Sonic 1 com o Tails ou o Knuckles ou fazer uma dupla de Knuckles e Tails no Sonic 2.

Sonic Origins 20220620160013
Esse mapinha do menu ficou show

A imagem foi adaptada através de um zoom discreto para não precisar esticar, então além daquele filtro básico para tudo ficar em 1080p, não teremos pixels estourando na tela (o que é o mínimo que poderíamos esperar). Tudo roda com fluidez máxima em 60 fps e, quanto à jogabilidade, é a mesma coisa de sempre. Caso opte por jogar os primeiros títulos com personagens que não estavam lá originalmente, funciona da mesma forma que nos demais, então no geral não é uma novidade tão radical assim – mas não deixa de ser legal.

O segundo modo seria a versão clássica, onde você joga em tela 4:3 com bordas, do jeitinho que o jogo era no Mega Drive, ou seja, não dá para escolher personagens novos. Tirando a imagem mais bonita, esse aqui é só mais do mesmo. Já o terceiro modo é o Desafio de Chefes, onde você terá de enfrentar todos os chefes daquele jogo em sequência, mas tem um porém: sem nenhum anel, então não pode levar dano! Até para quem já é expert em Sonic será um verdadeiro desafio.

Sonic Origins 20220620160929
Algo de errado não está certo…

Sonic 3 & Knuckles ainda possui um modo adicional, que nada mais é que o minigame 3D de pegar bolinhas. Além de poder jogar os quatro títulos individualmente, ainda existe uma quinta opção intitulada “Modo História”, onde você joga todos eles em sequência, como se fossem um jogo só. Ela também tem um modo de missões, onde você deve realizar pequenas tarefas em cenários específicos para ganhar moedas. Em tese, essas moedas são importantes para desbloquear algumas coisinhas extras e jogar fases especiais, mas sinceramente, não vi utilidade para elas.

Só para magnatas

Um dos adendos mais legais desta coletânea são as cenas animadas que se fazem presentes no início e no final de cada jogo. É algo na mesma pegada da abertura de Sonic Mania, que também é incrível, então mesmo sendo curtinhas, quem é fã certamente vai gostar. Porém, aqui também entraremos na parte polêmica do pacote e quem é antenado nas redes sociais provavelmente já sabe do que se trata, pois isso deu o que falar.

Sonic Origins 20220620160336
Quem precisa de drogas quando se tem essa fase bônus em alta definição?

No momento, Sonic Origins está sendo vendido em dois pacotes diferentes e no futuro tudo indica que haverão mais dois. Quem comprou a versão Standard ou Deluxe na pré-venda terá acesso a um DLC exclusivo chamado de Start Dash Pack, que adiciona 100 moedas de “brinde”, desbloqueia o Mirror Mode logo de cara (um modo extra que deixa as fases espelhadas, mas é algo que pode ser desbloqueado jogando normalmente) e traz uma singela alternativa estética de ter o background no padrão Mega Drive.

Independente da versão que você comprar, nenhuma delas trará a experiência completa do jogo. A que chega mais perto é a Deluxe, que conta com quase todo o conteúdo adicional, exceto o background do Mega Drive. Quem for na versão básica não terá adendos como missões no modo difícil, as músicas originais em 16-bit e nem mesmo às animações que passam no menu! É simplesmente o cúmulo estarem cobrando a mais para as pessoas poderem aproveitar novidades tão simples em jogos que já tem mais de 20 anos de idade.

sonic origins 3
Não sei o que é mais difícil: decidir qual versão comprar ou entender essa tabela

O pacote em si é interessante e dá uma cara nova para os jogos, mas o modo como resolveram lançá-lo foi um tiro no pé. Até mesmo quem é fã acaba se revoltando quando se depara com isso e não é para menos. Por mais que a diferença de preço entre as versões seja mínima (na PSN brasileira, por exemplo, a edição Deluxe sai por R$ 20 mais cara), o preço mais baixo de Sonic Origins já está alto demais por se tratar de uma coletânea de jogos antigos; fragmentar o conteúdo do pacote para poder cobrar mais é simplesmente inaceitável.

Por esse motivo, Sonic Origins é e não é a melhor coletânea dos clássicos do ouriço. Certamente se destaca pelas novidades e é claro que vale a pena revisitar os títulos com esses recursos, mas existe uma boa diferença entre ser fã e ser trouxa. Se a Sega tiver o mínimo de respeito pelo seu público, não é tarde para voltar atrás e vender o pacote de uma forma mais justa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Um jeito novo de jogar os clássicos
  • Modos novos são interessantes
  • Múltiplos personagens em todos os jogos

Contras

  • Incompleto em qualquer versão
  • Cobra a mais por coisas que já deveriam estar no jogo
  • Caro demais para jogos que já foram relançados inúmeras vezes
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x