Conecte-se conosco

Reviews

Review – Star Ocean: First Departure R

Publicado

em

star ocean first departure r bg

Lançado originalmente para o SNES, e depois recebendo um remake para o PSP, Star Ocean: First Departure R é uma remasterização da última versão. Com gráficos em HD, balanceamento de skills e personagens, uma dublagem completa em inglês e japonês, além de novas sprites, o jogo vem com tudo. Nunca tendo jogado a versão original ou a do PSP, pude experimentar em primeira mão a experiência completa.

O jogo se passa no planeta de Roak, ainda primitivo, mas localizado em um universo onde a viagem interestelar já é possível. Iniciando a aventura com uma belíssima cinemática no melhor estilo anime, você é apresentado a um trio de amigos que agem como protetores de sua cidade. Após uma patrulha nos arredores, você encontra problemas e é apresentado ao estilo de luta do jogo. Logo, os problemas aumentam, e com algumas surpresas o objetivo principal é apresentado.

Batalhe de forma única

Os combates acontecem em tempo real, misturando elementos de ação com algumas partes ainda baseadas em turnos, onde um ataque simples pode ser usado em tempo real, mas um comando de feitiço ou item deve ser selecionado em um menu. Deste modo, o jogo consegue manter o combate sempre animado. Entretanto, em algumas partes (principalmente no início), você não precisa fazer nada além de apertar o botão de ação.

imagem de Star Ocean: First Departure R
Um combate único e animado.

O grande problema das batalhas em Star Ocean: First Departure R é a dificuldade. Ou é tudo muito fácil ou você não consegue dar dano nenhum nos monstros. Desta forma, acessar um novo continente se torna extremamente difícil, uma vez que os monstros por lá vão se provar um desafio muito grande para encarar. Ficar treinando é sempre uma opção, como norma em jogos de RPG. Entretanto, a pouca variedade de inimigos torna esse processo um tanto chato. Versões mais fortes de inimigos anteriores só mudam de cor, nada mais.

Ao subir de nível, os seus personagens (até 8, sendo 4 por equipe) ganham pontos para desbloquear habilidades passivas e ativas. Porém, você precisará conhecer as habilidades antes de desbloqueá-las. Ao fazê-lo, você terá acesso a certas habilidades únicas, tais como cozinhar, chamar um animal, criar itens e até mesmo compor músicas.

Não obstante, alguns personagens tem talentos específicos que aumentam a porcentagem de sucesso do uso das habilidades. Também há a chance de conseguir desbloquear um talento secreto, o que vai te render muitos pontos de habilidade para gastar. Escolher no que cada personagem vai se especializar é sempre uma boa opção. Desta forma, seu time vai ter uma boa distribuição de talentos. Vale lembrar que apenas os personagens que lutam ganham experiência, então é necessário variar para ter uma equipe balanceada.

imagem de Star Ocean: First Departure R
Algumas das habilidades disponíveis ao longo do jogo.

As belas cidades de Roak

Star Ocean: First Departure R contém um visual retrô que ao mesmo tempo é moderno, similar a outros jogos como Octopath Traveler. Ao misturar o gráfico pixelado com elementos de jogos novos, um efeito incrível é criado, dando vida nova ao título. Desta maneira, em conjunto com a trilha sonora, você se sente preso no jogo. Com dublagens para dar ênfase na história, é garantido que você gaste várias horas do seu dia descobrindo tudo que esta aventura pode proporcionar

Em vários momentos, cinemáticas extremamente bem feitas vão contar uma parte da história, com uma dublagem excepcional (seja em inglês ou em japonês). Em tais cenas, é possível apreciar o nível de detalhe nas animações e se sentir mais imerso ainda no jogo. Por outro lado, sinto que a tri-Ace podia ter dado uma repaginada no mapa do mundo, que continua extremamente simples e linear. Pelo menos a exploração do mapa não é tão importante, uma vez que os objetivos geralmente estão próximos um do outro.

imagem de Star Ocean: First Departure R
Um visual simples e clássico.

Esta é uma versão HD de um remake que já existia. Mesmo assim, parece um novo jogo. Claro, o estilo visual não deixa enganar sua época de lançamento original, mas com uma história bastante envolvente e melhorias mais do que bem vindas, não tem como não se apaixonar pelo game.

Star Ocean: First Departure R traz consigo todos os elementos que fazem um bom RPG e mais algumas inovações únicas da franquia. O título não é perfeito, ainda mais pela dificuldade injusta, mas tudo é compensado por uma história profunda e interessante, junto de batalhas bem animadas. Star Ocean: First Departure R é simplesmente obrigatório para todos os fãs do gênero.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Ótimo visual
  • Sistema de lutas único
  • História envolvente
  • Dublagem bem feita

Contras

  • Balanceamento de inimigos precisa de ajustes
  • Mapa do mundo é muito simples
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x