Conecte-se conosco

Reviews

Review – Swimsanity!

Publicado

em

Swimsanity bg

Swimsanity! coloca você e seus amigos em um mergulho frenético e perigoso. Com trajes altamente equipados, os mergulhadores devem derrotar todas as pequenas criaturas marinhas para então tentar destruir os grandes e poderosos chefes deste mundo aquático. Se vocês não puderem lidar com esses grandalhões, também é possível enfrentar uns aos outros em desafios divertidos.

Ante de começarmos, aviso que este jogo não é indicado para jogatinas solo, pois seu nível de dificuldade pode ser bastante estressante; por outro lado, se seus amigos estiverem por perto, a animação estará garantida! Recado dado, vamos em frente. Esse título, desenvolvido pela Decoy Games, parece passar despercebido pelos jogadores, o que é uma pena, pois essa aventura é mais do que tiros e progressão lateral. Ela está repleta de conteúdos espalhados por seus diversos modos, além de incluir opções online ou local e por isso com certeza merece mais atenção.

O mar não está para peixe

Swimsanity! não é um jogo com foco narrativo, embora uma campanha esteja presente. Cada fase tem um desafio, mas geralmente você vai progredir derrotando imensas hordas ao estilo run and gun e, no fim, terá a chance de derrotar o chefe final. Como já havia dito anteriormente, o nível de dificuldade é realmente alto, por isso é recomendável reunir uma boa equipe e, com muito treino, talvez consigam concluir todos os desafios. Felizmente, tal feito o recompensará com muitos desbloqueáveis que incluem novas classes de personagens e um modo ainda mais insano.

Imagem do jogo Swimsanity!
Morri sim, mas com estilo.

Todas as opções de jogo são baseados em cinco cenários e cada um deles reserva diferentes tipos de tarefas, inimigos e chefões. Por um lado, a quantidade de mapas é claramente desanimadora, mas a quantidade de desafios e modos são um dos destaques. Eles revelam uma verdade que deve, sem dúvidas, ser dita: a diversão desse jogo está reservada ao multiplayer.

De forma local, o cooperativo de Swimsanity! oferece a já mencionada aventura ou o modo sobrevivência, onde você enfrenta hordas intermináveis de criaturas. Mas é no competitivo que a festa debaixo d’água está garantida com as opções: O último dos Mooba, onde o último jogador vivo é o vencedor da partida; Mata-mata, aquele em que os jogadores deixam as criaturas de lado para se enfrentarem e Já em Corrida, em que você terá que transportar os itens aos locais demarcados evitando ser pego por seus oponentes. Esses dois últimos também podem ser realizados em equipes.

Imagem do jogo Swimsanity!
A fase mal começou e você já está por aqui?

Todos estes modos parecem simples, mas na verdade eles são bem elaborados e, embora sejam nos mesmos ambientes, aqui eles se tornam arenas de combate, mudando as posições das plataformas ou objetivos a cada partida (isso também ocorre durante as fases). Por falar em combate, os Moobas, personagens deste jogo, estão muito bem equipados e ainda podem fazer upgrades ao coletar novos poderes durante a fase. Acredite, é um show de tiros e bombas para todos os lados. Se achar pouco, ainda tem os Unleashes, que é um tipo de superpoder que explicarei mais abaixo.

Pra onde foram todos?

Se você não tiver amigos por perto, é possível optar pelos BOTs em quase todos os modos locais; a exceção fica na campanha, que infelizmente não permite esse suporte (tão necessário). A IA de Swimsanity! pode ser configurada para permitir que você determine o tamanho do desafio que quer enfrentar e, mesmo sendo contra a máquina, as partidas ainda são bastante satisfatórias. Elas também podem ajudá-lo a melhorar o nível do seu personagem e você ainda conseguirá reunir itens capazes de desbloquear outras classes de Moobas.

Imagem do jogo Swimsanity!
Com os bots de Swimsanity! você nunca estará sozinho.

O modo online inclui todos os desafios competitivos e cooperativos. Seu único e maior problema é a escassez de jogadores. É triste, mas infelizmente não consegui entrar em uma partida sequer, nem mesmo criando uma sala de jogo pública. Isso é realmente preocupante, pois mostra que o crossplay entre Xbox One, Steam e Nintendo Switch não está sendo capaz de reunir jogadores suficiente. O que houve? Eu realmente não sei dizer, tentei até mesmo alternar entre os seis servidores disponíveis, mas em nenhum deles funcionou. Se realmente for por falta de jogadores, é lamentável, pois estão ignorando um jogo que oferece uma boa dose de diversão.

Felizmente jogar localmente é muito bom e Swimsanity! se preocupou em oferecer muitos conteúdos para desbloquear, instigando o replay. Para aqueles que curtem desbloquear conquistas, por exemplo, o jogo oferece nada menos que 300 tarefas ao longo da progressão, essas que recompensam com esferas douradas, item necessário para adquirir as novas classes de personagens.

Imagem do jogo Swimsanity!
Quero ver alguém chegar perto de mim agora!

Ao todo são 13 opções de Moobas para escolher. Alguns estão acessíveis desde o início, mas os demais exigem as esferas douradas para serem desbloqueados. Na prática, o que se diferencia entre eles são os superpoderes, os denominados Unleashes, que liberam ataques como: uma chuva de arpões, raios congelantes, escudos, uma transformação em piranha faminta e muitos outros. A variedade não para por aí, durante as fases você pode adquirir armamentos diferentes, bombas, mais velocidade e até itens para regenerar sua vida. Tudo isso vai garantir fases cheias de tiroteios com efeitos para todos os lados, deixando esse visual cada vez mais bonito.

Swimsanity! é agradável como a brisa do mar

O visual de Swimsanity! até pode ser simples, mas é bastante competente, bem colorido e com uma interface limpa. Seus menus, por exemplo, estão bem divididos e fáceis de entender, ficando ainda melhor com os textos em português. Durante as fases é legal ver as animações de seus inimigos e chefões, mas é com o uso dos Unleashes que a tela fica encantadora, graças aos efeitos visuais. Tudo isso fica ainda mais satisfatório com a bela trilha sonora que toca ao longo da jogatina, que é, sem dúvidas, bem elaborada e se encaixa muito bem com toda aquela ação.

Imagem do jogo Swimsanity!
Alguns desafios de certamente vão acabar com amizades.

Quanto à jogabilidade debaixo d’água, ela não é tão difícil: você mira com um analógico e atira com o gatilho direito. Há outros comandos para utilização das armas secundárias, Unleashes, teletransportes e claro, para a movimentação. No Switch, a falta de ergonomia dos Joy-Cons pode incomodar durante a realização dessas ações e deixar a experiência um tanto mais complicada, principalmente no modo handheld. Contudo, é uma questão de costume.

Swimsanity! é um jogo desafiador e ao mesmo tempo uma bela pedida para as jogatinas casuais ou até para aqueles momentos em que juntamos os amigos para uma boa dose de diversões e competições. Infelizmente parece que os jogadores ainda não deram a devida atenção para o título, mas espero que isso mude e que o modo online possa receber muitos nadadores. Só falta isso para que o repleto conteúdo deste jogo fique completo e ainda mais recheado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • O gameplay é frenético e divertido
  • Tem tiroteios embaixo d'água
  • Está repleto de conteúdo
  • O visual é agradável

Contras

  • O modo online está vazio
  • A campanha poderia permitir BOTs também
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x