Conecte-se conosco

Reviews

Review – Sword and Fairy: Together Forever

Publicado

em

Sword & Fairy: Together Forever

Sword and Fairy: Together Forever, também conhecido como Sword and Fairy 7, é a nova entrada de uma série de RPG chinesa com mais de 27 anos de mercado, ocorrendo vários anos depois de todos os eventos anteriores da série.

Produzido pela Softsar, Sword and Fairy: Together Forever é um RPG recheado de ação e traz um mergulho na cultura chinesa, com uma história milenar de combates entre divindades, humanos e demônios.

Quando as estrelas caem

Tudo começa com o jovem comandante Xiu Wu, enviado pelas divindades, fugindo do reino dos demônios. Após ser emboscado por um grupo de guerreiros Garuda, o jovem guerreiro quase consegue fugir, porém é emboscado por um demônio ainda mais poderoso.

Sword and Fairy: Together Forever
Mesmo no inferno, trabalho em equipe é o que conta

Após ser derrotado, Xiu Wu cai na Terra, onde permanece escondido e desacordado, recuperando as suas energias. A partir deste momento conhecemos nossa outra heroína e protagonista da história, a jovem guerreira Yue QingShu, atual mestra espiritual do clã Mingshu.

Acompanhada de sua criatura espiritual Qiaoling, uma ave que controla trovões, Yue protege a vila das criaturas que rondam o local, que vem ficando cada vez mais agressivas. Sua vida acaba mudando quando vê um jovem sendo sequestrado por uma enorme ave negra.

Ao salvar Ziqiu, descobrimos que ele é uma criança tida como divina pelo clã “inimigo” de Yue e seu avô, o clã Tianshi. Yue não sabe ainda, mas o ato de salvar Ziqiu acaba de mudar sua vida toda e irá fazer com que ela embarque em uma aventura que jamais imaginaria.

Sword and Fairy: Together Forever
Esquive no momento exato para desacelerar o tempo e contra atacar

As três esferas em conflito

Com o desenvolver da história vemos que Yue encontra uma misteriosa fruta, carregada de energia espiritual e quase acaba arrancando um pedaço dela. Porém Qiaoling afasta a fruta de sua boca. Além dos monstros normais que rondam a vila, há uma ameaça ainda maior: a das feras perversas.

Estas poderosas criaturas podem facilmente destruir a vila em segundos, além de estarem muito mais ativas ultimamente. Justamente quando tudo parecia estar em paz, o clã Mingshu é atacado no meio da noite por uma poderosa feiticeira que deseja levar o jovem Ziqiu, mas Xiu Wu aparece para espantar a vilã. No processo, acaba ferindo o avô de Yue.

Aqui descobrimos porque o clã Tianshi protege tanto o jovem Ziqiu, que possui poderes de cura extraordinários, além de outras poderosas magias. Ao lado de Xiu Wu, Yue é informada, através dos lideres do clã Tianshi, que os demônios do céu tem estado ativos com a finalidade de criar o caos em uma guerra entre os reinos deles, dos humanos e das divindades.

Sword and Fairy: Together Forever
A chuva de meteoros de Bai MoQing é excelente contra grandes grupos

Logo o clã Tianshi é atacado pela feiticeira e seu parceiro, além de sua líder, uma poderosa lanceira que encabeça o ataque. Usando uma lança ela derrota facilmente os guerreiros de Tianshi, mas para enfrentar a verdadeira forma de Ziqiu ela usa nada menos do que a espada corrompida de Xiu Wu, algo que os deixa em desvantagem extrema.

Para evitar que o mundo caia em caos e tudo se acabe, Yue QingShu, Xiu Wu, a maga Bai MoQing e o arqueiro ninja Sang You devem ir atrás de poderosas criaturas espirituais, recuperar a lâmina sagrada de Xiu Wu e trazer paz uma vez mais às três esferas.

Inovação após anos de tradição

Sword and Fairy: Together Forever é a primeira entrada da franquia mais voltada para a ação, saindo totalmente dos moldes antigos da série, com combates de turno aleatórios. Aqui o jogo tem um gameplay parecido com Final Fantasy XV e Final Fantasy VII Remake, onde vemos os monstros à distância e podemos atacá-los a nosso bel prazer.

Sword and Fairy: Together Forever
Oxe, desce daí menina!

Os comandos de combate são divertidos, porém há pouca sinergia entre os ataques, com trocas lentas entre membros do grupo, o que pode acabar sendo frustrante em combates contra grandes grupos. Mas contra chefões é mais tranquilo causar grandes danos em trocas consecutivas de personagens afim de explorar suas habilidades.

O grupo é bem equilibrado, com Xiu Wu servindo como uma espécie de personagem tanque, Yue combinando ataques rápidos e ágeis de espada com ataques de suas feras, Bai MoQing usando cartas de energia elemental à distância e Sang You com sua poderosa besta ainda mais distante, trazendo equilíbrio ao grupo. Cada um possuir magias e habilidades próprias, além de uma habilidade suprema devastadora.

Sang You é tão prolífico na arte do combate à distância que após seu ingresso na equipe rola até mesmo alguns segmentos furtivos, ainda que um pouco refinado em relação à outros jogos que apresentam a mecânica stealth. Ainda assim, uma excelente adição.

Sword and Fairy: Together Forever
Pessoalmente achei bem estranho esse conjunto de roupas moderno

Muito a se descobrir

Um dos grandes contrapontos de Sword and Fairy: Together Forever é o fato de que mesmo se passando anos após o último jogo da franquia, o título ainda os referência. Certos eventos passados são mostrados ao jogador como se ele já tivesse conhecimento prévio daquilo.

Isso pode acabar afastando jogadores que jamais viram a série Sword and Fairy. Alguns documentos descobertos pelo mundo do jogo ajudam a elucidar sobre os acontecimentos, mas ainda assim pode ser difícil ligar alguns pontos. Principalmente quando o jogo te bombardeia com várias informações.

Eu pessoalmente gosto muito da cultura chinesa e suas histórias, mas para quem quer uma experiência mais casual, Sword and Fairy pode acabar sendo bem complexo com suas divindades, clãs, personagens, eventos passados e cutscenes que ocorrem muitas vezes do nada.

Sword and Fairy: Together Forever
Fazia tempo que não via um Quick Time Event caprichado

Estas cenas são bem legais, mas ocorrem de surpresa e às vezes com muita frequência. Chega a ser frustrante ver o jogo sair de uma cutscene para, depois de andar dez passos, ver outra nova cutscene começar. Por que já não continuar tudo em uma cutscene só? Não dá nem pra explorar outros locais nesse intervalo, já que o jogo irá colocar certas barreiras invisíveis.

Um tour pelo mundo

Visualmente, Sword and Fairy: Together Forever é muito belo. Mas com o tempo é possível notar alguns movimentos engessados, renderizações acontecendo à distância (para economizar processamento) e até mesmo um bugzinho ou outro em cutscenes. Felizmente, estes detalhes técnicos não chegam ao ponto de estragar a experiência toda.

O jogo traz belos cenários, como florestas, praias, montanhas congeladas e templos, como também traz regiões vulcânicas do reino dos demônios e enormes palácios, todos cheios de segredos e inimigos nos esperando. São cenários embalados por uma excelente trilha sonora, embora algumas cutscenes apresentem erros de sincronia na sonoplastia, com áudios adiantados ou atrasados.

Sword and Fairy: Together Forever
O modo de fotografia poderia ser melhorzinho

Sword and Fairy: Together Forever é uma excelente e renovadora experiência para quem está cansado da fórmula tradicional dos RPGs, trazendo uma nova história de uma terra rica em fantasia. E o primeiro game da franquia a dar um passo adiante em sua própria fórmula.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Excelente narrativa
  • Combate rápido e divertido
  • Mundo imersivo e cheio de curiosidades
  • Belos visuais

Contras

  • Gameplay engessada em certos momentos
  • Movimentação "dura" em cutscenes
  • Necessita de certos conhecimentos prévios
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x