Conecte-se conosco

Reviews

Review – Tapsonic Bold

Publicado

em

f

Jogos rítmicos são realmente o maior barato. Poder “tocar” as suas músicas favoritas ou descobrir novas favoritas em jogos musicais é um dos grandes pontos altos do gênero. Nos consoles, as séries Guitar Hero e Rock Band reinaram por um grande tempo, mas acabaram caindo por terra e o gênero perdeu força no mercado ocidental. Porém no oriente o estilo continua bombando, afinal o gênero musical em games é famoso por lá, seja no Japão ou na Coreia do Sul, trazendo suas idols e músicas eletrônicas, e Tapsonic Bold faz uma mistura dos dois.

Tapsonic Bold é o primeiro jogo do time Tapsonic para PC, mas a equipe já é conhecida por Tapsonic e World Champion nos mobiles e a série DJMAX, que também segue com dois títulos até o momento. Trazendo músicas agitadas e animadas, o jogo irá exigir concentração do jogador, seja jogando apenas para passar o tempo, desafiando os amigos no modo arcade ou fazendo as missões do jogo.

Dedos em chamas

Tapsonic Bold é simples em sua apresentação, mas realmente difícil de se dominar. Utilizando apenas seis notas, o jogo cria combinações e variações de pista que irão testar os jogadores ao máximo. O jogo conta com 82 faixas, sendo que algumas já vem de jogos antigos da equipe e até de outros jogos do estilo, como a música Halcyon que pode ser encontrada no jogo Cytrus para mobile. Porém o jogo também conta com musicas exclusivas para o PC, sejam apenas instrumentais ou com vocal participativo.

O jogador possui três modos de jogo em Tapsonic Bold. O primeiro é o modo Solo Play, no qual o jogador pode escolher uma das várias músicas e jogar sem comprometimento, apenas para treinar sua habilidade nos modos fácil, normal, difícil, expert e extra. O segundo modo é o de missões, onde o jogo predetermina algumas playlists, a velocidade em que as notas virão, a dificuldade da música e tarefas que devem ser completadas durante a execução da Playlist. O último modo é o Arcade, no qual os jogadores jogam três musicas e seu resultado é comparado numa leaderboard mundial.

20190421100522 1
Through the fire and the Flames é fichinha agora.

Como dito, o jogador estará sempre navegando pelas notas de músicas animadas. Algumas são bem conhecidas, compostas por Dj’s famosos no meio de jogos rítmicos, outras são menos conhecidas e o jogo pode receber um suporte futuro para adição de trilhas pelos usuários. Na hora de escolher a faixa, o jogador pode personalizar o plano de fundo, entre animações ao melhor estilo Windows Media Player ou a capa do single tocado. Além disso, também pode alterar ou retirar o som emitido pelas notas quando tocadas e mudar o estilo das notas. Ainda existe uma modificação chamada Cruise Control no modo de missões, que divide a pista em duas, dispostas diagonalmente.

O jogador também pode alterar o mapeamento dos seis botões. Uma boa estratégia é manter um bom espaço entre as mãos, como por exemplo a combinação A, S, D, 7, 8, 9 – desta maneira o jogador tem um espaço maior e não sente desconforto. Uma vez que tenha mapeado os botões, está na hora de configurar a música e a velocidade com que as notas chegam apertando F1 e F2, tanto enquanto se escolhe a música, durante a música em si ou na pausa. 1.00 seria a velocidade normal e 12.00 seria o equivalente a um guepardo após beber cinco garrafas do mais puro café colombiano.

20190417191104 1
Deus tenha piedade de meus dedos.

Fones de ouvido são uma necessidade para um game como Tapsonic Bold, e quanto melhor o fone, mais agradável a experiência final. Ouvir as nuances de ritmo e aprender a prever quais notas e de onde elas virão são alguns dos pontos positivos de se jogar com um fone de ouvido. A habilidade de conseguir estar um passo à frente e já estar acostumado em não confundir as teclas é indispensável para avançar nas dificuldades, velocidades e missões do jogo.

As missões contam com diversas especificações: falhe em cumprir uma delas e toda a missão terá falhado. Algumas especificações são simples, como atingir determinada pontuação, jogar no modo Cruise Control, acertar um número x de notas consecutivas e por aí vai. Com o passar do tempo, no entanto, esses pedidos podem vir juntos e absurdos, como fazer uma pontuação de 350,000 pontos e acertar um combo de 1.000 notas. Ainda existem missões que permitem um certo número de erros, geralmente entre 10 ou 15 notas – caso extrapole esse número, fim de jogo.

20190417190354 1
O modo Cruise Control é até melhor de se jogar em relação ao normal.

As notas são dividas em quatro tipos. Existem as notas soltas, aquelas que se tocam apertando um botão, e as notas simples combinadas, que quando tocadas abrem ou fecham os canais da pista, ou seja, aumentando ou diminuindo o número de teclas utilizadas pelo jogador durante a música. Existem ainda as notas longas, que requerem que o jogador continue segurando por tempo determinado, e as notas longas combinadas, que são seguidas de notas longas ou simples conectadas, o que as torna um verdadeiro desafio.

O jogo é extremamente desafiador se quiser chegar ao 100% das músicas. Durante o gameplay, temos que acertar as notas em Perfect+ caso queiramos atingir uma pontuação perfeita, ou seja, é necessário acertar as notas no momento exato para conseguir a pontuação +. Além disso, é necessário terminar a música em Full Combo, sem erros. O sistema de notas é divido entre C, B, A, S e S+, sendo S+ a porcentagem mais alta – 95% ou mais – e C a menor – 60% a 70% -. Os jogadores também contam com uma barra de energia que se recupera com os acertos dos jogadores, então não erre demais ou “morrerá”.

20190423213525 1
Eu só não fiquei em primeiro porque esse jogo não tem Amado Batista, nem “Boate Azul”.

Infelizmente, o jogo não possui um suporte para controles em gamepad ou uma localização em PT-BR. Pode parecer pouca coisa, mas a localização poderia ajudar na questão dos tutoriais. A falta de um controle também pode acabar atrapalhando jogadores mais acostumados a jogar jogos rítmicos em consoles ou com joystick conectado no PC. Outra boa pedida para adicionar seria um modo multiplayer, afinal apenas comparar pontuações é algo bem vazio e pouco motivador.

Tapsonic Bold é um jogo musical bem divertido, que exige uma concentração alta e reflexos afiados, principalmente nas viradas de notas. O jogo pode ainda acabar tirando boas risadas dos jogadores, pois às vezes ao erramos uma nota e o cérebro acaba entrando em standby antes de enfim conseguir focar novamente nas notas. Como dito antes, não faz parte de um gênero muito consumido no país, mas por isso mesmo Tapsonic Bold talvez possa figurar como um título diferenciado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Trilha sonora excelente e eclética
  • Comandos simples
  • Interface amigável e agradável
  • Modos de jogo desafiadores, porém justos

Contras

  • Falta de localização em PT-BR
  • Falta de sistema multiplayer
  • Não há suporte para controles gamepad
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x