Conecte-se conosco

Reviews

Review – Timo The Game

Publicado

em

Timo The Game bg

Sendo um dos vencedores do edital Spcine de 2017, Timo The Game é um título brasileiro que traz o carismático personagem das HQs de Raul Aguiar para um fofo e instigante jogo mobile. Disponível para Android e iOS, esse jogo com certeza vai te encantar com seu belo visual e te prender em puzzles criativos ao mesmo tempo que assovia a trilha sonora.

Esta aventura possui mecânicas de point and click que faz bom uso do touch screen, pois através dos 5 níveis Timo tem muitos itens para interagir, quebra cabeças para resolver e amigos para ajudar enquanto consome o máximo de conteúdo dos seus livros interativos à procura do amuleto que te levará de volta ao mundo real.

Mergulhando em mundos literários

Através do visual caprichado, Timo The Game te prende dentro de livros onde as histórias não são contadas através das palavras. Aqui a aventura se desenvolve através dos objetos com os quais você interage. Esses itens geralmente são bastante intuitivos e fáceis de identificar, mas nem sempre fica claro qual a sua função e pode até parecer fora de contexto. Mas calma, Timo está ali justamente para corrigir essas lacunas e aos poucos tudo vai se encaixando. É isso que cria os diversos desafios durante a jogatina.

Imagem do jogo Timo The Game
Hum, não podia alimentar o Dino?

Começando no primeiro dos cinco ambientes disponíveis, para desbloquear os demais será necessário encontrar chaves escondidas nos quebra-cabeças. Um dos pontos interessantes é que não há uma ordem correta para resolver os puzzles, pois o jogo permite que você escolha qual caminho seguir. Inclusive você está livre para decidir qual o próximo livro que deseja explorar. Isso mostra que alguns desafios podem ser resolvidos de várias maneiras, basta que você use sua criatividade para perceber quais itens podem ser utilizados para cumprir um único objetivo.

Mas o que realmente chama a atenção em Timo The Game, deixando a experiência bastante empolgante, é a possibilidade de transportar itens de um livro para o outro. Isso cria uma conexão enorme entre as fases e te faz pensar a todo instante se o objeto de uma determinada fase pode resolver os desafios do nível atual. Com isso os cinco ambientes se tornam uma grande fase, onde você deve explorar e encontrar os itens que resolvam seus quebra cabeças.

Com o tempo você conhecerá um novo personagem jogável que possui mecânicas diferentes de Timo. Ele será útil para a solução de alguns desafios, como os que utilizam o acelerômetro do celular como meio de interação, fazendo itens rolarem pelo cenário com a inclinação do aparelho. Mas mesmo que essas características proporcionem uma jogabilidade diferente, são poucos os puzzles que fazem uso destas mecânicas.

Imagem do jogo Timo The Game
Olha só quanta fofura neste cavalinho.

Mesmo com sua jogabilidade fluida, às vezes podem ocorrer algumas confusões na hora de selecionar um objeto, pois nestes momentos o personagem acaba entendendo que a interação é para a sua movimentação. Ou seja, uma briga entre selecionar o item e fazer Timo parar de andar. Isso me pareceu ocorrer com mais frequência quando o personagem estava muito próximo do objeto.

Eu quero mais, muito mais

Explorar os livros de Timo The Game rende bons momentos através dos diversos puzzles, que faz você percorrer pelas fases conhecendo os personagens fofos deste universo. No entanto, mesmo com todas essas voltas pelos ambientes, o jogo dura pouco. É possível concluí-lo em poucas horas e, infelizmente, não há recursos que possam estender seu tempo neste lugar encantador.

Imagem do jogo Timo The Game
Os livros possuem ambientes bastante variados.

Por mais que o jogo seja carismático e divertido, não há um aspecto narrativo como cenas de introdução ou até mesmo alguma opção no menu principal que ajude a introduzir o universo de Timo para o jogador. Talvez isso pudesse criar ainda mais envolvimento com o personagem e suas aventuras, levando os jogadores a conhecer as histórias das HQs.

Timo The Game proporciona uma experiência bastante agradável e deixa aquele forte gostinho de quero mais, pois com essas fases divertidas e todo seu capricho visual a vontade que fica é de explorar mais conteúdos com desafios ainda maiores e colecionáveis para encontrar e incentivar o replay dos níveis. Agora só resta torcer para que haja futuras atualizações com mais livros para desbloquear e amigos para ajudar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • O visual é encantador
  • Trilha sonora viciante
  • Puzzles criativos e instigantes
  • Personagens carismáticos

Contras

  • Não há introduções ao universo de Timo das HQs
  • Pode haver confusões durante a seleção dos objetos
  • É bem curtinho
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x