Conecte-se conosco

Reviews

Review – Two Point Campus

Quem disse que educação e entretenimento não combinam?

Publicado

em

two point campus bg

Quando fui convidado a compor a equipe do Gamerview, lá para 2019, sempre deixei clara a minha preferência por jogos de gerenciamento e estratégia. Entretanto, como podem imaginar, existem muitos títulos que se encaixam nesses gêneros e que eu, por algum motivo, não estava familiarizado. A franquia Two Point é um bom exemplo desse caso, e hoje, após ter contato com Two Point Hospital e seus DLCs, tenho a chance de experimentar a versão completa de Two Point Campus, o mais novo título da Two Point Studios.

Saindo do caos dos hospitais, Two Point Campus insere o jogador em um outro ambiente que, discutivelmente, é tão aterrorizante quanto: o ambiente universitário. Em vez de se preocupar com doenças esquisitas e mortes inesperadas, você agora deverá se preocupar com o bem estar e o resultado acadêmico de dezenas de alunos – afinal de contas, quem já passou por uma universidade sabe que ser reprovado em uma matéria pode ser, em muitos casos, um destino pior que a morte.

Quem quer rir tem que fazer rir!

Como abordado em meu preview, a grande mudança presente em Two Point Campus em relação ao título anterior da Two Point Studios é a ambientação. O ambiente acadêmico possui desafios muito diferentes do ambiente hospitalar, e os desenvolvedores souberam trabalhar em cima desse dilema. Em vez de doenças esquisitas e tratamentos inusitados, o campus é povoado por estereótipos de alunos caricaturados e cursos não muito ortodoxos. 

Aqui, mais uma vez, o time da Two Point Studios faz um excelente trabalho em mesclar bom humor com cursos tradicionais. Mais impressionante ainda é o trabalho de tradução, visto que muitas piadas são trocadilhos que funcionam apenas na língua inglesa, mas o time de localização, de algum jeito, conseguiu transformá-las em algo que, apesar de perder a piada original, ainda faz bastante sentido e é igualmente engraçado.

20220802000133 1
Então é essa a famosa capacitação de funcionários?

As piadas estão em todos os lugares, seja nas personalidades dos alunos, nas especializações dos funcionários, nos cursos, nas atividades complementares e na narração – que, aliás, é muito divertida e aparece nos momentos certos. Tanto a voz que orienta os estudantes quanto o responsável pela rádio do jogo possuem um carisma que acrescenta bastante a Two Point Campus.

Provas em dia, desempenho em falta

Se preocupar com notas e lazer não é a mesma coisa do que se preocupar com o tratamento de doenças. Em Two Point Hospital, a maior preocupação era oferecer um serviço de saúde de qualidade, com o diagnóstico correto e a agilidade que se espera de um hospital que não faz parte do SUS. Agora, em Two Point Hospital, os alunos não estão em uma situação de vida ou morte – exceto os que estão prestes a tirar notas baixas –, então uma nova gama de desafios se faz presente.

Um aluno motivado é sinônimo de boas notas, e as boas notas significam altos índices de aprovação, o que resulta, inevitavelmente, em mais alunos interessados em estudar na sua instituição. Desse modo, a dinâmica de Two Point Campus gira em torno de manter os alunos motivados para que eles não desistam do curso e continuem pagando boas quantias de dinheiro. 

20220801232004 1 2
Festa duro!

Para atingir esse objetivo, tudo que prende a atenção dos jovens é válido. Colocar máquinas de fliperama, investir em entretenimento nas salas estudantis e criar eventos de festa são algumas das táticas que ajudam a manter os jovens motivados – além de, é claro, oferecer lugares para que eles consigam saciar suas necessidades básicas. Com a dinâmica de eventos, Two Point Campus oferece uma opção que não aparece em Two Point Hospital, possibilitando a criação de inúmeras atividades pelo campus.

Outra diferença notória é a inclusão do calendário acadêmico. Assim como na vida real, as atividades acadêmicas têm início e fim, cabendo a você decidir qual será o cronograma da vez. A cada início de período letivo, você poderá escolher os cursos a serem ministrados, o que irá demandar salas específicas, profissionais capacitados e alunos dispostos a pagar rios de dinheiro pelo curso.

A elaboração de um calendário coeso é um dos principais desafios do jogo. Poucas atividades no ano resultam em pouca receita e baixa motivação dos alunos. Muitas atividades, por sua vez, podem exigir recursos que o jogador não tem condições de empregar no momento, então toda cautela é necessária.

Nota 10 em diversão

Fora as diferenças de ambientação, Two Point Campus também mostra um grande salto qualitativo referente à interface. Quando joguei Two Point Hospital pela primeira vez, em 2021, confesso que a interface não me agradou o bastante. O design escolhido dava uma impressão de algo barato, o que é bem diferente do real conteúdo do jogo. Two Point Campus, porém, acerta a mão quanto à arte, oferecendo menus muito mais bonitos e que agregam valor ao título.

As inovações em Two Point Campus mostram que os desenvolvedores conseguiram extrair as partes boas de Two Point Hospital para, nesse novo jogo, torná-las mais polidas, além de investir na melhoria de elementos secundários. Os mesmos desafios de filas gigantescas e necessidade de grandes salas continuam, mas em um escopo totalmente diferente e que depende da permanência dos estudantes em ambiente universitário em vez da curta relação entre médico e paciente.

20220802003602 1
Get in the F robot, student!

No mais, apesar de contar com uma abordagem diferente, Two Point Campus é um sucessor à altura de Two Point Hospital. Na verdade, o gerenciador de vida universitária supera o gerenciador de hospitais em diversos aspectos mesmo sendo lançado recentemente – o que é um feito a ser reconhecido, visto que muitos jogos de franquias grandes têm dificuldades para superar o título antecessor pela falta de conteúdo. 

Two Point Campus entrega uma experiência honesta, diferente e divertida. Se você gosta de Two Point Hospital e ficou com vontade de experimentar algo a mais, então não hesite na hora de se entregar à loucura do gerenciamento de alunos, professores e demais funcionários.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Humor característico da franquia
  • Trilha sonora
  • Bons elementos de gerenciamento
  • Interface melhorada
  • Localização para o português

Contras

  • Pode ser muito fácil para jogadores experientes
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x