Conecte-se conosco

Reviews

Review – Two Point Hospital: Speedy Recovery

Publicado

em

1

Os jogos Tycoon buscam transformar atividades humanas, cujas funções dependem da gerência de recursos, em elementos gamificados. Nesse contexto surge um impasse: deveria um jogo Tycoon prezar pelo realismo ou pela simplificação? A verdade é que, tal qual um RPG, a maioria dos títulos possuem tendências para um lado ou outro, mas nunca focam totalmente em um aspecto em detrimento do outro. No lado da simplificação, Two Point Hospital sabe muito bem que não é capaz de simular os elementos mais complexos do gerenciamento, mas busca compensar essa deficiência apostando em uma visão fantasiosa, absurda e incrivelmente divertida do ambiente hospitalar. 

Agora, após se estabelecer no mercado como sucessor espiritual de Theme Hospital, a franquia aposta em DLCs para manter o interesse da sua fanbase acesa. Até o momento, os conteúdos adicionais lançados obtiveram sucesso, e é natural que as expectativas para o próximo DLC estivessem altas. Já adianto nessa introdução que Two Point Hospital: Speedy Recovery provavelmente atenderá aos anseios dos fãs do título, adicionando hospitais, doenças e tratamentos novos tais quais as outras expansões, mas com o diferencial de introduzir a mecânica de ambulâncias.

Chama o SAMU

O ponto forte de Two Point Hospital é apelar para o senso de humor na hora de criar doenças que beiram o absurdo. A qualquer momento, pacientes com doenças como o “Clarão na Cuca”, a “Mumificação Prematura” e a “Síndrome Nietzschiana” podem entrar em seu hospital a fim de buscar uma cura para seus males. Mas é claro que, em um universo tão absurdo, algumas pessoas precisem de um atendimento localizado – afinal de contas, não deve ser muito fácil caminhar até o pronto socorro quando a sua cabeça virou uma lâmpada incandescente. 

20220310212905 1
A concorrência não é fácil

Devo dizer que a mecânica de emergência funciona muito bem em Speedy Recovery. A todo momento, algumas chamadas aparecem no mapa, onde, de acordo com a gravidade e o número de vítimas, você pode enviar uma ou mais ambulância ao local. O que me surpreende é a concorrência, já que os outros hospitais podem também tentar chegar ao local da ocorrência. A disputa entre os rivais acrescenta um elemento a mais de preocupação.

Toda estrutura referente às ambulâncias deve ser pensada. Os veículos são operados por funcionários, logo eles precisam de uma especialização para tal. O problema é que um médico ou enfermeiro que vai a uma ocorrência é um funcionário a menos operando no hospital – e, acredite em mim, você quer sempre ter médicos trabalhando em seu hospital.

Os modelos de ambulância, como esperado, seguem o estilo cartunizado e fantasioso de Two Point Hospital. Você poderá transportar seus pacientes em um banheiro flutuante, um carrinho de brinquedo e outros modelos bizarros que saíram da mente dos desenvolvedores. Imagine sofrer um acidente e descobrir que seus salvadores estão chegando em um pato voador gigante? Nesse caso, eu não esperaria menos que uma visita ao laboratório de patologia – ok, me desculpem por essa piada.

Por que tem uma colmeia na minha cabeça?

Como dito anteriormente, Two Point Hospital não está interessado em simular de maneira fidedigna o dia a dia de um hospital. Para esse fim, jogos como Project Hospital são mais realistas e mais complexos. Entretanto, justamente por não ter essa preocupação do realismo é que o jogo brilha na parte cômica.

20220312001427 1
Na fila para o tratamento experimental que provavelmente terminará na morte trágica do paciente

As doenças esquisitas sempre foram destaque no jogo. Para Speedy Recovery, novas doenças animadas foram adicionadas. Não irei dar spoilers, mas uma delas envolve abelhas e um tratamento nada convencional – e que, na minha experiência, também se mostrou bem mortífero. 

De resto, como todo DLC de Two Point Hospital, novos cenários foram adicionados. Caberá a você administrar o desafio de tratar doentes e feridos na cidade, na praia e na montanha de neve, utilizando as ambulâncias e batendo a concorrência. 

A experiência do DLC Speedy Recovery é o que se espera desse título que é, digamos, não muito ortodoxo. Já que o absurdo é a lei por aqui, nada mais justo que adicionar mais doenças e cenários absurdos a fim de incrementar a experiência. Nesse caso, os itens adicionados contribuem para melhorar a experiência, apesar de não inovarem. A exceção fica por conta das ambulâncias, pois elas, de fato, modificam e trazem algo de novo ao jogo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Ambulâncias
  • Novas doenças
  • Falas no alto-falante
  • Humor

Contras

  • Falta de inovação
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x