Conecte-se conosco

Reviews

Review – Ultimate Chicken Horse

Publicado

em

ultimate chicken horse bg

Cansado de jogar games de plataforma “8 ou 80”, onde tudo ou é fácil demais ou exageradamente difícil? Acha que os jogos de plataforma estão seguindo padrões muito semelhantes e não tendo nenhum diferencial entre eles? Pois seus problemas acabaram! Agora Ultimate Chicken Horse está disponível para todas as plataformas possíveis e aqui não tem desculpa, você faz seu próprio jogo como bem entender.

Nascido de um projeto do Kickstarter em 2015, o estúdio independente Clever Endeavour chamou a atenção de todos com um jogo de plataforma que tentava inovar, mesmo que com uma ideia que não é nova. Em 2016 o jogo foi lançado para PC e daí em diante o sucesso foi garantido, recebendo ports para todas as outras plataformas e até faturando prêmios de design e inovação em festivais de jogos indie. Mas o que torna Ultimate Chicken Horse tão especial?

Imagem do jogo Ultimate Chicken Horse
De início temos 4 opções de animais para jogar.

Não há limites para a criatividade

Criar suas próprias fases é uma funcionalidade consideravelmente antiga nos games. Atualmente temos títulos grandes no mercado que conseguem manter esse tipo de coisa viva no gênero plataforma, como LittleBigPlanet e Super Mario Maker, mas Ultimate Chicken Horse conseguiu dar uma particularidade para o esquema que acabou se tornando sua identidade. Nesse jogo, tudo depende da sua criatividade e o quão longe você quer ir nas fases. Ele te dá algumas fases pré-definidas, com cenários prontos, um ponto de partida e um de chegada, e o resto é com você. Você tem disponível um arsenal de plataformas, armadilhas e obstáculos para distribuir do jeito que bem entender na fase, e daí cabe a você decidir se quer chegar até o final sem suar ou quer montar a fase mais desafiadora que você já enfrentou.

O jogo não te estabelece objetivos, ele apenas te dá toda a liberdade possível para fazer seu próprio jogo. O foco dele é totalmente no cooperativo online ou local, onde até 4 jogadores podem se unir para criarem fases absurdas e passarem muita raiva com elas. Cada jogador assume um animalzinho e mesmo rolando uma cooperação, ainda existem modos competitivos onde você deve criar uma rota para o objetivo ao mesmo tempo que tenta ferrar os seus amigos, vencendo quem conseguir chegar mais vezes no final. Basicamente, as possibilidades são infinitas e você nunca jogará a mesma fase duas vezes.

Imagem do jogo Ultimate Chicken Horse
O método de criação de fases é muito simples e intuitivo.

É tudo muito simples na hora de criar. Você só abre o inventário, escolhe o que quer colocar, o jeito que quer colocar e pronto, dispensa até a necessidade de um tutorial. A jogabilidade também não oferece problema algum, onde seu personagem apenas pula e corre para pegar impulso, com direito até a pulinho na parede (estilo Mega Man). O visual do jogo é muito charmoso e agradável, atraindo um público de todas as idades e até arrancando um “awn, que bonitinho!” dos marmanjos mais casca grossa. A trilha sonora é bem divertida e se encaixa bem no estilo do jogo, com músicas instrumentais muito semelhantes a de desenhos animados.

Atualmente o game conta com 12 cenários onde você pode criar suas fases, além de poder criar uma fase totalmente do zero. A função de jogar sozinho acaba se tornando útil apenas para criar suas fases, já que o foco do game e a diversão estão totalmente ligadas ao multiplayer, então infelizmente o singleplayer do jogo se torna obsoleto. O jogo também te força a jogar online para desbloquear novos itens, roupas, personagens e mapas, pois o método de desbloqueio é meio aleatório, onde devemos encontrar caixas com pontos de interrogação, e coletando-as você desbloqueia alguma coisa qualquer. Essas caixas aparecem com muito mais frequência nos jogos online, assim desvalorizando ainda mais o singleplayer.

Infinitos desafios

Imagem do jogo Ultimate Chicken Horse
Alguns jogadores não pegam leve em suas fases.

Nem tudo está perdido para os jogadores solitários. Ainda há a possibilidade de jogar as incontáveis fases criadas por outros jogadores, seja no modo Desafio onde você corre contra o relógio sem poder customizar a fase a seu favor, ou no modo Jogo Livre onde você tem a possibilidade de personalizar os obstáculos para facilitar sua vida, mas convenhamos que isso tiraria toda a graça da fase que alguém teve muito trabalho de criar.

Como dificilmente você terá a oportunidade de jogar essas fases caso jogue online com pessoas aleatórias, o que resta é jogá-las em coop local com seus amigos, o que torna tudo muito mais divertido. Jogar online com qualquer um também não é um mar de rosas, pois raramente os jogadores entram em um acordo de qual fase jogar e acabam perdendo tempo demais na Lobby, então para ter uma experiência completa, é essencial jogar com seus amigos, seja no coop online ou local.

Imagem do jogo Ultimate Chicken Horse
O coop do jogo torna tudo infinitas vezes melhor.

Ultimate Chicken Horse é um jogo para todas as idades, mas com toda certeza as crianças acabam tirando o maior proveito disso tudo, pois um jogo sem fim com infinitas possibilidades ao gosto delas é bem atraente para essa idade (vide o sucesso de Minecraft por exemplo). Jogar esse jogo com seus filhos, sobrinhos, primos, ou qualquer criança aleatória será uma experiência e tanto, com diversão garantida para todos por tempo indeterminado. Liberte a criança dentro de você, deixe a imaginação fluir, crie fases impossíveis, desafie seus amigos e se torne o rei dos animaizinhos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Jogo sem fim com infinitas possibilidades
  • Multiplayer muito divertido
  • Coop online ou local de até 4 jogadores
  • Visual fofo e bem feito

Contras

  • Singleplayer pouco trabalhado
  • Método aleatório de recompensas meio frustrante
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x