Conecte-se conosco

Reviews

Review – Weedcraft Inc

Publicado

em

weedcraft inc bg

Ganja, verdinha, chá, sanduíche e muitos outros nomes são dados à maconha pelo país afora. Até hoje a cannabis é um dos temas mais discutidos no Brasil, seja em relação aos seus benefícios, malefícios, se deve ou não ser liberada e, caso seja, como a sociedade deve utiliza-lá. Weedcraft Inc, o simulador de plantio e venda da erva, produzido pela Vile Monarch e distribuído pela Devolver Digital, chega trazendo todos esses assuntos e muito mais à tona.

Seja vendendo bagulho de maneira legal ou se aventurando pelo sistema ilegal de distribuição de cannabis, o jogador irá experimentar as dificuldades de entrar em um mundo extremamente marginalizado. Terá de se relacionar com indivíduos que aparentam ser monstros mas são apenas pessoas comuns tentando levar a vida, sabotar a concorrência e se acostumar com as ameaças da lei e de poderosos traficantes.

Dá um tapa no cachimbo, amigão

Weedcraft Inc é uma abordagem mais séria de um assunto muitas vezes levado de maneira cômica aos jogos, colocando na mesa questões morais, éticas, gerenciamento e venda de produto – sendo mais um simulador de negócios do que um jogo sobre ficar chapado. Na trama controlamos Jhonny, que após a morte de seu pai abandona a faculdade de administração e resolve começar a vender maconha com seu irmão Clyde.

Imagem do jogo Weedcraft Inc
Todo cuidado é pouco na hora de cultivar essas belezinhas.

Quebrado e sem ninguém para ajudá-lo financeiramente, Jhonny irá levantar um império vendendo erva. Começando em Flint, sua cidade natal, o jogador deve acabar com toda a concorrência nos pontos de venda da cidade, plantar um produto de qualidade e despistar a polícia a todo custo. O jogador ainda poderá escolher se quer andar pelo caminho correto do mercado de cannabis ou se irá se aventurar pelo submundo do tráfico de drogas.

O tutorial o ensina a plantar o primeiro pé de erva, com a primeira variação da planta chamada Reggie. Quando começamos o plantio temos uma série de missões para completar, nas quais ganhamos dinheiro, itens novos para o plantio e experiência, podendo subir nossos níveis de decência e suspeita. Evoluído estes níveis, você poderá torrar sua grana evoluindo suas respectivas habilidades. Com isso, o jogo permite decidir ser um produtor legalizado ou um traficante do pior tipo.

Seguir o caminho decente fará com que você tenha o apoio da comunidade, podendo criar uma rede mais “limpa”. Com isso poderá inclusive contratar profissionais mais responsáveis e ser visto com bons olhos pela sociedade. Agora, caso resolva ir pelo outro caminho, você terá acesso à ferramentas um pouco mais obscuras para plantio, venda e relação com clientes e rivais, portanto escolha bem como irá agir.

Imagem do jogo Weedcraft Inc
Qual é o nome da tua namorada? É maconha?

Agora que você já sabe plantar e vender sua mercadoria, chegou a hora de dominar todo o mercado de cannabis, seja medicinal ou recreativa. Como nenhum império é formado por um homem só, é preciso buscar empregados e ajudantes. Em Weedcraft Inc, o jogador começa pequeno, vendendo sua droga no fundo de uma van capenga para expandir seu negócio progressivamente.

Podemos contratar funcionários especializados em plantio, venda e em despistar a atenção da polícia. Os especialistas em plantio são necessários para que possamos produzir mais em menos tempo, mas ainda assim é sempre bom ajudar na sala de cultivo, afinal a mão do dono é que engorda os porcos.

Os vendedores precisam estar sempre na rédea curta, estão sempre pedindo aumentos e são nossa linha de frente no campo de venda. Já o terceiro grupo é bom para negócios de fachada, como pizzarias, casas de chá, lavanderias ou até mesmo estúdios de games, que podem ser abertos próximos as bocas e salas de plantio. Com esses locais funcionando, a força policial diminui e a chance de ser preso ou pego em flagrante é menor.

Mas não é porque isso é um jogo e eles são seus funcionários que quer dizer que eles não sejam “humanos”, afinal eles possuem um medidor de amizade com o jogador, um medidor de desempenho, de caráter e um de aceitação da erva na sociedade. O game incentiva que o jogador tente conhecer seus funcionários, rivais, policiais, políticos e, se pudéssemos, até o velho maluco da esquina. Através da amizade com as pessoas, podemos mudar o rumo do jogo sem ter que apelar para outros métodos mais violentos como sabotagem, roubo ou até mesmo batidas polícias nos rivais.

Mas isso não impede ainda que seus inimigos te roubem, enviem alguém para sabotar sua operação ou até mesmo dedurem você. Por isso, tenha sempre o apoio da polícia através de um suborno aqui e ali, uma amizade sólida onde eles façam vista grossa e dão aquela passada de pano marota. É sempre bom ficar atento ao chefe de polícia das cidades, pois eles podem simplesmente demitir os seus camaradas da força policial, ai é todo o processo do “cafézinho” uma vez mais.

Imagem do jogo Weedcraft Inc
Hora de prestar atenção nas aulas de finanças.

O plantio é a parte mais divertida do game. Durante o plantio devemos escolher o tipo de terra que iremos utilizar, o tipo de luz, equipamentos e qual variação da planta iremos cultivar – o que exige um bom planejamento e tempo do jogador, afinal uma casa que começa a gastar tanta energia da noite pro dia atrai muita atenção, sem contar que um sistema muito quente pode ser prejudicial para determinadas variações da cannabis, então é necessário comprar umidificadores e ventiladores para poder resfriar a sala e ter uma colheita feliz.

Cultivando diversas cepas, aumentamos nossa clientela, rivais e consequentemente a suspeita da polícia, por isso o jogo demanda uma atenção especial do jogador. Monitorar o nível de qualidade do produto é essencial para as vendas e saber se a polícia está na sua cola pode evitar que perca produto e dinheiro nas batidas policiais. Para evitar perdas, o jogo permite que o jogador explore segredos das personagens, afinal de contas, uma sujeirinha para usar de chantagem é sempre bem-vinda.

Imagem do jogo Weedcraft Inc
Nosso irmão Clyde tem mais cara de quem vai fumar o estoque do que vender.

Lei do duende, quem bola acende.

A parte mais pragmática de Weedcraft Inc são suas primeiras missões – depois que conquistamos a segunda cidade, o jogo se torna bem mais tranquilo. A partir dai, o jogador pode criar laboratórios para angariar pontos de pesquisa, que podem ajudá-lo a descobrir as concentrações ideais de fósforo, potássio e nitrogênio do solo, temperatura e umidade ideais e finalmente poder criar suas próprias cepas da planta, dando nomes como dinossaura cósmica, racha cuca do oeste etc.

Também é possível desbloquear o desporte de erva entre as cidades que você planta e vende. Essas ações de venda, plantio e transporte podem ir de encontro com os guias morais de seus funcionários, por isso tenha sempre uma equipe bem equilibrada entre pessoas corretas e pessoas que fazem qualquer coisa pelo chefe. É sempre bom evitar entrar em conflito com seu pessoal e a chantagem deve ser utilizada em ultimo caso, tanto com funcionários quanto com o restante da comunidade.

Imagem do jogo Weedcraft Inc
Primeiro as ruas, depois o mundo.

A trilha sonora do jogo é fantástica, trazendo beats inspirados em bandas como Cypress Hills, House of Pain e músicas de reggae, sendo algo bem orgânico e relaxante. Os gráficos animados também não deixam a desejar em nenhum ponto, lembrando animações do canal Adult-Swim e quadrinhos undergrounds. Weedcraft Inc proporciona um ambiente bem calmo e tranquilo, ideal para fazer com que o jogador se concentre e se anime com a produção da erva.

Weedcraft Inc abre as portas para uma antiga discussão: a legalização da erva, como o mercado ilegal lucra milhões em uma atividade que seria extremamente positiva se legalizada. Explorando um tema considerado tabu por muitos e um estigma social, hoje em dia a maconha apresenta mais benefícios a longo prazo do que malefícios. Claro que a parte negativa ainda está lá, porém com um controle de fiscalização, esse malefício poderia ser reduzido a níveis mínimos. Por isso, se você sempre sonhou em ser um empreendedor de Cannabis Sativa, curte dar um tapa na pantera ou apenas quer aprender um pouco mais sobre o universo da erva, arrisque seu pescoço em Weedcraft Inc.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Jogo de simulação desafiador
  • Ótima trilha sonora
  • Gráficos satisfatórios
  • Personagens cativantes
  • Gameplay divertido e viciante

Contras

  • As missões são pouco explicativas
  • O desbloqueio de funções adicionais é lento
  • Alguns erros na localização pt-br
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x