Conecte-se conosco

Reviews

Review – Yet Another Zombie Defense HD

Publicado

em

Yet Another Zombie Defense HD bg

Seria uma noite tranquila no mundo dos jogos se não fosse por Yet Another Zombie Defense HD e suas intermináveis hordas de zumbis e outras criaturas. Pela manhã, construa sua base, equipe-se com bons armamentos e se puder chame alguns amigos, pois toda ajuda será necessária na noite, quando ocorrem ataques terríveis e nenhuma criatura deve ser deixada viva.

Este é um relançamento do jogo homônimo de 2014, trazendo algumas melhorias gráficas, novas criaturas e um novo personagem jogável. Trata-se de um jogo arcade de tiro com visão isométrica e elementos de Tower Defense, o que quer dizer que você deverá construir sua base e defendê-la a todo custo, afinal, caso seja destruída, você e seus amigos estarão expostos e vulneráveis.

A morte é uma certeza

Yet Another Zombie Defense HD é bem direto em sua proposta, apresentando seus três modos objetivamente. No modo Defesa, monte sua base durante o dia e, durante a noite, sobreviva aos ataques das hordas de inimigos e depois repita tudo de novo. No modo Infinito, a noite será interminável e você deve sobreviver pelo máximo de tempo contra uma horda infinita. Por fim, no modo Mata-mata você deve derrotar tanto os zumbis quanto seus próprios amigos.

No menu inicial é possível escolher entre uma nova partida, definindo se jogará sozinho, localmente com amigos ou deixar a partida aberta para que outros jogadores possam participar online. Se preferir, pode entrar em uma partida já em andamento através de um lobby. Aqui é possível ver quantos jogadores estão participando de cada desafio, lembrando que há um limite de quatro participantes, então evite escolher partidas que já estão cheias.

Imagem do jogo Yet Another Zombie Defense HD
Amanheceu e não há tempo de descansar, vá a labuta e melhore sua base.

Um dos problemas neste sistema é que a lista de partidas não é atualizada em tempo real e por muitas vezes partidas que já foram encerradas aparecem como se estivessem em andamento, pregando uma peça no jogador que apenas quer entrar na jogatina – um botão dedicado para atualizar essa lista poderia resolver o problema.

É possível escolher entre quatro personagens para qualquer uma das partidas, porém todos eles são genéricos e não possuem habilidades diferentes nem outra coisa do tipo. Quando finalmente conseguimos entrar em uma partida – geralmente quando criamos uma -, a diversão começa. Leve o tempo que precisar para montar sua base, pois as hordas podem ser bastante volumosas, com vários zumbis, lobos e outros monstros, porém o desafio por vezes é também recompensador, retribuindo com dinheiro e às vezes munição, entre outras melhorias. Infelizmente as bases só podem ser formadas por barricadas, então não espere por construções complexas de casas ou em lugares elevados – também é possível equipar minas terrestres e torretas laser, mas confesso que senti falta de mais opções, o que tornou os turnos mais repetitivos.

Vida após a morte

De volta ao menu de partidas online, arrisquei escolher o modo Infinito e, em minha primeira vez, meu mísero recorde foi de 1 minuto e 30 segundos de sobrevivência. No entanto, ainda sobraram outros dois jogadores que provavelmente são muito experientes, pois sobreviveram por mais de 10 minutos! Mas para a minha surpresa, o fato do meu personagem estar caído ali, sendo pisoteado por zumbis e outros monstros enquanto os outros dois jogavam, foi o bastante para desbloquear as conquistas do Xbox como se eu tivesse cumprido algum objetivo junto a eles. Acredito que seja um erro, pois eu não fiz absolutamente nada na partida! Só me restou agradecer aos jogadores pelas três conquistas que fizeram por mim.

Imagem do jogo Yet Another Zombie Defense HD
Não pare de atirar um segundo sequer.

Navegando pelas partidas, após quedas, erros de conexões e partidas que são interrompidas na metade sem nenhum motivo aparente, percebi que o cenário de Yet Another Zombie Defense HD é o mesmo em todos os modos, inclusive no menu. Não há nenhuma mudança perceptível de sessão para sessão – há apenas um solo de concreto e um poste de luz que ficarão sujos de corpos e sangue ao final das partidas.

Jogando sozinho ou com amigos localmente, as partidas são mais estáveis e não há tantos travamentos, porém algo que pode incomodar são os menus, como por exemplo o menu de melhorias acessado durante as partidas – esse menu é posicionado no centro da tela e é um pouco confuso de entender, pois acaba se misturando com os demais itens que compõem o cenário de fundo. Em geral, todos os menus causam a sensação de que tudo está desorganizado pela tela, carecendo de um trabalho que os destacasse melhor na tela de jogo.

É inegável que Yet Another Zombie Defense HD proporcione risos e divirta por horas, porém faltou capricho no pacote, ainda mais por ser a evolução de um jogo lançado há alguns anos atrás. Os gráficos poderiam ser mais bonitos, com novas opções de cenário, armamentos e itens para construir bases. Além disso, sem cuidados adicionais com os menus e apresentando diversos bugs e problemas técnicos, a sensação que fica é de que o jogo foi lançado sem que seu desenvolvimento fosse devidamente concluído.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Desafios divertidos
  • Cooperativo local

Contras

  • Muitos bugs em partidas online
  • Bugs nas conquistas do Xbox
  • Apenas um cenário
  • Poucas opções de armas e itens
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x