Conecte-se conosco

Reviews

Review – Yo-kai Watch: Wibble Wobble

Publicado

em

yo kay bg

Yo-kai Watch é um jogo original do 3DS que conquistou uma legião de fãs desde seu lançamento no ocidente, em 2015. Agora chegou a vez dos monstrinhos da Level-5 invadirem os smartphones e tablets da Europa e América Latina com Yo-kai Watch: Wibble Wobble, para iOS e Android. O jogo já está disponível no Brasil com tradução e dublagem completa em PT-BR e pode ser baixado gratuitamente na App Store e Play Store.

Na trama, o garoto Nate e seus amigos costumam caçar insetos na floresta. Um dia, Nate foi desafiado a coletar vários insetos raros e resolveu se aventurar pela floresta sozinho. Ao encontrar uma máquina de venda de doces muito estranha, como toda criança curiosa, resolveu botar a engenhoca pra funcionar. Dali saiu algo semelhante a uma pokebola que, ao se abrir, revelou um espírito-mordomo chamado Whisper. O espírito lhe deu um relógio que o torna capaz de ver e combater os Yo-kais no mundo. As semelhanças com Pokémon e Digimon acabam aí, e o jogo posteriormente demonstra muita identidade.

Um game infantil, mas nem tanto

Yo-kai Watch: Wibble Wobble mistura puzzles e RPG e, além dos jogos para o portátil da Nintendo, possui também um anime e mangá. Todos os produtos da franquia são focados no público infantil. Mas o que diabos são os Yo-kais? São seres invisíveis que causam problemas no dia-a-dia, numa descrição mais simples.

Como funciona este game? Essencialmente, você desliza o dedo juntando vários Yo-kais iguais para formar um grandão e depois jogá-lo contra o adversário. Apesar da jogabilidade não ser complicada, Yo-kai Watch: Wibble Wobble tem alguns conceitos a serem entendidos, como fazer combos ao juntar os personagens e criar um Yo-kai gigante e usar super poderes. Inicialmente, os Yo-kais só atacam de tempos em tempos e a dificuldade está mais em fazer combos grandes. Os inimigos contra quem lutamos podem virar amigos e posteriormente fazer parte do nosso time de luta. Saber trocá-los adequadamente para as batalhas e entender os conceitos dos níveis que cada personagem vai adquirindo é essencial para evoluir no jogo.

Um dos pontos fortes do game é a localização para o português. A Level-5 fez um ótimo trabalho quando decidiu trazer Yo-kai Watch: Wibble Wobb para a América Latina, com traduções para a nossa língua e o espanhol. Os nomes dos Yo-kais também foram bem localizados: temos o Jururu, a Cigarinja, Lambe-lambe, Avoado, Fofucho, Dragoncio, Sossego e assim por diante… As dublagens também são ótimas, com vozes divertidas que se encaixam bem nos personagens e possuem um timing perfeito com a trilha sonora. Porém a trilha é extremamente repetitiva, apesar da sonoridade divertida e perfeita pra agradar os pequenos.

Fiel à série original

Yo-kai Watch: Wibble Wobble é versão mobile da série Yo-kai, produzido pela Level-5 em parceria com a NHN PlayArt. O título tem animações bem bonitas e os Yo-kais são idênticos aos da versão de 3DS, o que o torna um jogo que realmente complementa a série e agrada os fãs. O título se diferencia em sua jogabilidade adaptada para smartphones e tablets, mas mantém a mesma essência de combater os Yo-kais.

Na campanha principal, você sempre combate mais de um Yo-kai. Eu achei que arrasava com meus dedos velozes no jogo, mas logo percebi que era somente na campanha single-player. Nos eventos eu não era nada, só gastava minha suada coleção de moedas continuando as batalhas em que havia perdido. O game oferece também um ranking geral para você disputar a melhor pontuação.

Por ser um jogo gratuito, há uma limitação: para batalhar você precisa gastar seus espíritos e seu celular sempre te avisa quando seu medidor de espírito está cheio. Cada espírito demora 15 minutos para se regenerar. Você ganha moedas a cada batalha, que você pode usar para tentar ganhar Yo-kai na máquina de prêmios (Crank-a-kai) ou continuar uma batalha que seu medidor de vida chegou a zero.

Eu definitivamente não gosto desta fórmula “grátis”, comum em jogos mobile na atual geração. Eu particularmente prefiro pagar para ter o jogo completo do que comprar moedas. Em níveis mais avançados, as moedas começam a se tornar necessárias e você ganha bem poucas ao vencer as batalhas. Isso transforma o game numa repetição infinita dos níveis passados apenas para juntar umas moedinhas e tentar vencer algum Yo-kai de novo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Visual fofinho
  • Faz jus à série Yo-Kai
  • Localização e dublagem muito boa

Contras

  • A trilha sonora é muito infantil, difícil de encarar para um adulto
  • Compra de moedas e não um valor fixo para o jogo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x