Conecte-se conosco

Reviews

Review – Zueirama

Publicado

em

zueirama bg 1

Memes, originalmente um termo cunhado de maneira científica, hoje uma verdadeira forma de comunicação hieroglífica. Talvez você navegue o feed do twitter atrás da próxima nova febre de memes, ou se arrasta pelo deserto criativo do Facebook atrás do seu próximo alvo. No entanto, nós meme warriors lv.5000 que desbravamos as escuras cavernas digitais atrás das próximas camadas de ironia a serem conquistadas, seja com surreal memes, cursed images ou aplicando na bolsa de estoques de memes, agora podemos relaxar entre as expedições com o jogo brasileiro Zueirama.

Caso esteja tentando conhecer antigos memes já perdidos nos anais da história humana, Zueirama traz tanto dos mais famosos memes gringos, quanto dos brasileiros. Nele vemos grandes nomes no mercado memeal como dancing dog, Pepe, Tião, o matador de onças, Papaco e até mesmo alguns pouco conhecidos como Minecraft Kid e Thanos Car.

Hey B0ss!

Zueirama é um game em estilo plataforma que conta a história de Zoinho, um jovem entregador de pizza. Durante uma manhã, enquanto tomava seu suco de maracujá, as coxinhas e pães com mortadela atacaram e roubaram sua chavosa moto. Durante a busca, Zoinho conhece Tião, que vê potencial no jovem zueiro e pede para que o mesmo se junte à causa da Zueirama contra o General Sadipo. Interessado apenas em encontrar sua namorada e sua moto, Zoinho segue até o parque, onde vê sua namorada ser raptada por Sadipo. Agora junto da Zueirama, Zoinho irá acabar com os planos de Sadipo de transformar todos em coxinhas e mortadelas rabugentos.

Imagem do review de Zueirama
Knuckles Millos não é real e não pode te machucar. A não ser…

Se unindo a Tião, Arrombador e ao Capitão Zueira, eles seguem atrás do General Sadipo que deseja utilizar seu Raio Dezueiratizadora 9000, com isso transformando todos em seres semelhantes a ele, incapazes de entender a zueira. Durante sua aventura, Zoinho deve espalhar a zueira pelo mundo, sempre trollando alguns de seus amigos e algumas pessoas com as quais cruzamos caminhos. Ah, e evitar os poderosos soldados de Sadipo como o Monstro do Ibirapuera e o DJ Cybernético que manda o solo de guitarra.

Utilizando uma mecânica de plataforma, Zueirama é um jogo bem simples, porém divertido e com diversas maneiras de se completar. Zoinho irá cruzar níveis normais de plataforma, fases de moto e até sub-aquáticas em busca de sua namorada e Sadipo. Durante a exploração dos níveis de plataforma, é possível controlar Zoinho com W, A, S, D ou as setas direcionais e pulando com a barra de espaço. Utilizando o Shift esquerdo, é possível correr utilizando uma barra de fôlego e ao apertamos o Ctrl esquerdo, Zoinho utiliza sua poderosa sarrada, um dash abrasileirado.

Ainda durante a exploração destes níveis, é possível encontrar orelhões telefônicos onde recebemos ligações a cobrar. Após atendermos os mesmos, ganhamos um cartão de memefone, que poderá ser utilizado mais a frente no jogo para chamar o Capitão Zueira. Fora isso, ainda existem conquistas nos níveis, relacionadas a ações dos jogadores e trolladas com personagens existentes no nível, como mandar o JC pegar a tampa, esvaziar a banheira de Nutella de uma foca ou ajudar um pato com seu cepo de madeira.

Imagem do review de Zueirama
Mais poderoso dos veículos já criados!

Sempre que terminamos uma fase, podemos navegar pelo mundo. Enquanto nesta tela, onde escolhemos as fases que queremos jogar, podemos acessar a loja rápida ou voltar à rua da casa de Zoinho. Na loja, podemos comprar itens que irão ajudar Zoinho, como um boné de aba reta,  óculos espelhados que o protegem da morte ou um coração a mais para a próxima fase. Ainda é possível comprar upgrades como sarradas mais rápidas, um fôlego infinito igual ao do Berg, e também ataques e habilidades como o Super Sarradin e a Rasteira de Chinelo.

Na rua de Zoinho, é possível entrar em sua casa, onde podemos ver quais trolladas já foram feitas, quais cartões memefone foram encontrados ou só dar uma olhada mesmo. Ao lado da casa de Zoinho, existe um fliperama onde podemos jogar alguns minigames ou desafiar o doguinho dançante para uma batalha de dança ao melhor estilo Dance Dance Revolution. Depois é só pegar um ônibus e voltar para a tela de seleção de níveis.

Imagem do review de Zuer
“Ovotrolla KKKKKKKKKKKKKKK”.

Os minigames de trollagem são geralmente controlados pela barra de espaço e na maioria das vezes consistem em completar uma barra antes que o inimigo preencha sua própria. Algumas variações são como no minigame Somebody Thoucha Mah Spaguetti, onde devemos guiar as mãos de Zoinho em um arco que consiga acertar o macarrão dentro do prato. Os bosses possuem características clássicas de jogos de plataforma, adicionando uma forma ao padrão de ataque pouco a pouco – tirando os bosses Velociraptor-Tubarão com bazuca e o Gato-louco que dirige o carro do ovo, que consistem em mecânicas mais semelhantes a jogos do estilo hell bullet.

Fora os modos de plataforma, ainda existem momentos do jogo onde controlamos Zoinho em sua moto e embaixo d’água. Em sua moto, enfrentamos uma pista lotada de carros que alvejamos com pizzas que deveríamos estar entregando. Já na fase embaixo d’água, devemos cruzar a nado até uma ilha americana em busca da Área 51 atrás de uma espaçonave, contando com a ajuda de grandes memes como o E.T Bilu.

Calma fera, você ainda é um Jedi dos paranauê

Zueirama 05 Gamerview
Estamos apenas começando.

Os gráficos em pixel art de Zueirama são divertidos e conseguem captar um cenário simples e ainda assim funcional para o game. Zoinho é um personagem carismático e com feições semelhantes ao meme do Hue Hue Br, os inimigos e membros deste mundo são todos relacionados a memes existentes e em alta na net – ou memes já “extintos”. Já é de se esperar uma maior concentração de memes brasileiros, mas o jogo consegue dividir bem a carga, agradando a todos os gostos.

A trilha sonora é bem simples, mas ainda assim divertida, o que é o ponto principal para o jogo. Sendo um jogo simples e com uma premissa mais simples ainda, não é necessária uma trilha sonora elaborada. Mesmo sendo um jogo divertido e muito bem feito, Zueirama ainda possui seus problemas, que consistem mais na parte de controlar Zoinho. Em alguns momentos, o ato de andar ou correr seguidos de um pulo não ocorre, o que pode fazer o jogador correr direto para a sua morte. A configuração nativa das teclas também é um pouco complicada para jogadores pouco acostumados com o gênero.

Zueirama 06 Gamerview
Deixa os garoto brincá!

Em suma, Zueirama é uma verdadeira mistura de gêneros de memes em um game só. Buscando trazer diversão e humor para todos, o que é algo bom por si só, mas um pouco frustrante para alguns que já sabem o desfecho de algumas das piadas – vê-las censuradas tira ainda um pouco da graça, como por exemplo o diálogo de Papaco. Mesmo assim é um bom jogo para se jogar e dar boas risadas, então caso esteja querendo saciar um pouco a sua busca por games com memes, dê uma chance à zoeira de Zueirama.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Prós

  • Jogo divertido
  • Explora bem seu tema
  • Gráficos agradáveis
  • Momentos cômicos

Contras

  • Alguns comandos pouco responsivos
  • Certos memes icônicos ficaram de fora
  • Pouco valor de replay
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Publicidade
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x